TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empowerment

Por:   •  31/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.775 Palavras (12 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DOM ALBERTO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMPOWERMENT: PODER PARA AS PESSOAS

Fabiane Santos Menezes

Fernanda Rodrigues Silveira

Karin Nilsson Krämer

Marcos Leandro Bicca

Santa Cruz do Sul, novembro de 2014.

Fabiane Santos Menezes

Fernanda Rodrigues Silveira

Karin Nilsson Krämer

Marcos Leandro Bicca

EMPOWERMENT: PODER PARA AS PESSOAS

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa, sob orientação da professora Ms Nadiesca Pohlmann, como requisito parcial para aprovação.

Santa Cruz do Sul, novembro de 2014.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

03

2. OBJETIVOS

04

      2.1 Objetivo geral

      2.2 Objetivos específicos

3. JUSTIFICATIVA

05

4. REVISÃO TEÓRICA                                                                                                  

06

5. METOLOGIA

11

6. CRONOGRAMA

12

REFERÊNCIAS

13

ANEXOS

14


  1. INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios se encontra marcado por forças bem distintas que influenciam o meio empresarial. A utilização de estratégias é cada vez mais necessária, para que as organizações consigam enfrentar as adversidades externas.

As pessoas constituem um dos ingredientes mais importantes na organização, pois uma empresa jamais existiria sem seus colaboradores. São as pessoas que impulsionam a organização rumo à realização de seus objetivos, pois com seu capital intelectual e criativo, geram lucros, conquistam clientes e mercados, ou seja, garantem a sobrevivência da organização.

O empowerment constitui uma nova estratégia de administração de pessoas. Ele parte da ideia de dar as pessoas o poder, a liberdade a e informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. Significa o fortalecimento e a criação do poder decisório dos indivíduos da organização.

O empowerment, como qualquer outra estratégia, possui condições para sua implementação e seu correto funcionamento, quando essas condições não são respeitadas ocorre uma falha em sua utilização. As condições de uso e as causas do empowerment não ser implantado de forma correta nas pequenas empresas de Vale do Sol são o problema de nossa pesquisa.

  1. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

O objetivo geral que buscamos com essa pesquisa é: Descobrir quais são as principais causas que geram a má utilização ou a não utilização da estratégia de empowerment nas pequenas empresas.

2.2 Objetivos específicos

Os objetivos específicos que buscamos com essa pesquisa são:

- Descrever quais são as bases principais que o empowerment se assenta;

- Caracterizar quais são as condições de implantação necessárias do empowerment para o seu correto funcionamento;

- Identificar quais são as principais falhas no processo do empowerment;

- Levantar os principais erros que ocorrem durante a utilização do empowerment;

- Verificar porque o empowerment não é utilizado.

3.   JUSTIFICATIVA

“Empowerment constitui um novo e revolucionário modelo de administração de pessoas”. (ARAUJO, 2007, p.208). Essa tecnologia oferece soluções para as organizações enfrentarem o ambiente turbulento dos negócios.

O empowerment é uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e o serviço prestado ao cliente. Trata-se de descentralizar poderes na cadeia hierárquica de uma empresa, dando autonomia aos funcionários para que se tornem aptos a diagnosticar, analisar e propor soluções nos problemas do dia-a-dia.

Dispondo de uma ferramenta tão valiosa e não sabendo utilizá-la as organizações estão desperdiçando uma chance de melhorarem seu desempenho. Devido a isso, é necessário descobrir quais são as causas que afetam a utilização do empowerment para evitar o desperdício dessa tão valiosa ferramenta de gestão.

“Uma organização que implementa empowerment está procurando modificar a forma como gerencia as questões relativas à gestão de recursos humanos, de sorte a obter maior competitividade”. (ARAUJO, 2007, p218).

4.   REVISÃO TEÓRICA

        “Uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum”. (CHIAVENATO, 2005, p.24). Ou seja, as organizações são sempre formadas por duas, três ou mais pessoas, assim dizendo um grupo de pessoas, que num consenso comum de cooperação entre elas, prestam serviços. O serviço e a organização são administrados por um líder e com esse conjunto de fatores levam a organização a gerar lucros.

        O empowerment surge da necessidade de melhoria e aperfeiçoamento da gestão das pessoas e processos dentro das empresas.

É uma tecnologia extremamente interessante, pois cuida essencialmente das pessoas na organização e, por essa razão, prima por uma educação funcional que tem a finalidade de dar sentido ao trabalho, de fazer as pessoas perceberem que podem dar subsídios de excelência, principalmente no desenvolvimento dos processos que atravessam a organização de “norte a sul, de leste a oeste”. (ARAUJO, 2007, p.209)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com