Escola Cientifica da Administração
Por: brunazona • 5/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 177 Visualizações
O que é uma organização
Organização é a união de pessoas, ideias, ideologias e recursos competentes a um objetivo comum. Uma organização envolve ordem e sistematização.
Como se realiza o processo de administração
O processo de administração se estabelece em um conjunto básico, representado pelas funções de: Planejamento, Organização, Controle e Direção.
Planejamento: O planejamento constitui a primeira função administrativa e serve de base para as demais. Assim, planejar é definir os objetivos e indicar o melhor curso de ação para alcançá-los.
• Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo: neste sentido, organização significa estruturar e agregar os recursos e órgãos competidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles.
Direção: A função da direção é fazer os casos incidirem. Os integrantes precisam ser aplicados em seus cargos e funções, treinadas e motivadas para alcançar os resultados que deles se esperam.
Controle: A finalidade do controle é garantir que o resultado do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem aos objetivos definidos. A essência do controle consiste em processar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.
Escola Clássica de Administração
A Escola Clássica de Administração foi a primeira escola da área. Seu princípio foi legitimar a personalidade racional-legal em oposição à personalidade tradicional, dentro das empresas. Uma das principais ideias que assentam o edifício teórico da Escola Clássica é que alguém será um bom administrador à medida que seus passos forem planejados e organizados de maneira cuidadosa e racional.
Administração científica (Taylor)
A teoria das organizações começou por baixo, pelas bordas e detalhes.
Surgiu a partir do estudo do trabalho de operários no chão de fábrica. As primeiras noções sobre as organizações tiveram seu início a perspectiva das tarefas executadas pelas pessoas da organização.
A perspectiva das tarefas foi o primeiro passo de uma longa caminhada que começou no início do século XX. Iniciou- se com o movimento denominado Administração Científica com Frederick Winslow Taylor (1856-1915) como se um principal representante.
Pesquisando a fábrica na qual trabalhava, Taylor passou por cinco fases sem seu trabalho para tentar aumentar a eficiência da produção:
• Remuneração: Na época o sistema de pagamento era por peça ou por tarefa. Sistema do qual gerava muito conflito. Taylor aperfeiçoou o sistema para tentar uma solução que atendesse a patrões e empregados.
• Combate ao desperdício: Taylor aplicou o estudo dos tempos e movimentos para eliminar movimentos inúteis e melhorar os úteis, a fim de encontrar o melhor método e o tempo padrão para a execução das tarefas por meio da cronometragem.
• Racionalização do trabalho: Selecionar e treinar os operários a fim de utilizarem o método proposto e receber prêmios de produção como incentivo para quem ultrapassasse o tempo padrão, objetivando o aumento da eficiência e da produtividade.
• Padronização de métodos e equipamentos: Padronização de máquinas, ferramentas, métodos e condições ambientais de trabalho como iluminação e ruído.
• Princípios de administração: A partir daí ampliou o escopo da execução para a supervisão. Esta deve pensar e planejar, enquanto os operários apenas devem executar.
Contribuições da Administração Científica para as empresas/organizações
O fato da teoria de Taylor ser a pioneira nas teorias organizacionais faz desta o passo inicial e fundamental na busca da melhoria das organizações.
Suas ideias contribuíram para uma maior produtividade, a divisão de trabalho ajudou para redução de custos, especialização dos operários entre outras. Por outro lado a Administração Científica teve criticas, pois sua teoria tinha uma visão microscópica do ser humano, por ser a pioneira sofria com a falta de comprovação cientifica, sua abordagem de organização era incompleta e seu sistema fechado. Apesar das críticas a teoria de Taylor contribuiu muito para as empresas e está presente até os dias de hoje.
Gestão Administrativa Clássica (Fayol)
O engenheiro francês Henri Fayol (1841 – 1925) é o maior representante desta perspectiva da organização, de forte cunho europeu. Sua teoria foca nos cargos de gestão e de direção das empresas, para ele, gestores e diretores têm que realizar trabalhos com o objetivo de fazer a empresa alcançar os resultados para se manter no mercado. Para Fayol a habilidade administrativa é mais importante que a habilidade técnica.
Trata-se de uma abordagem inversa à da Administração Científica, u seja, de ordem decrescente (da direção para a execução) e do todo (organização) para as partes componentes (departamentos). Ao invés da ênfase nas tarefas, passou
...