TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado e Governo Formas de Governo

Por:   •  12/6/2017  •  Monografia  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Estado e governo

Formas de governo

O exercício da política resultou na criação de tipos variados de governo, conceito que não se deve ser confundido com o de um conjunto de pessoas que, determinado momento, ocupa posição de destaque na organização do estado.

Monarquia

A monarquia como sugere a origem do termo, do grego mono, único, e aquia, poder, Designar a situação em que o estado era conduzido pelo governo de uma única pessoa, com poderes vitalícios e, quase sempre, com o direito de transmissão hereditária da soberania.

Monarquia Império

Existe uma tendência, na linguagem cotidiana, de usar as palavras monarquia e Império como sinônimos. No entanto considerando a origem desses termos há uma diferença entre os conceitos. Os impérios surgiram também não antiguidade, com expansão militar de pequenas comunidades o reinos que passaram a dominar outros povos. Assim, se todo imperador é um rei nem todo rei era imperador.

República

A segunda forma de governo que existe é a república(Do latim res pública, " coisa pública " ).

Federalismo

Outro conceito importante no estudo da organização do estado contemporâneo é o federalismo.O termo remete a concepção do estado organizado com base na autonomia de suas repartições territoriais internas-podem ser províncias, estados ou departamentos.

Divisão dos poderes do estado

As teorias do estado liberal-desde Locke , Montesquieu e Kant sempre estabelecer uma forte relação entre a Constituição nacional e a divisão dos poderes do governo.

Formas de governo no Brasil: das capitanias hereditárias ao feudalismo

A história do Brasil, durante muitos séculos, foi marcada pelas dificuldades de centralização política em um território tão vasto e com uma sociedade tão diversificada regionalmente.

A organização do estado no Brasil independente

A Constituição imperial de 1824, que instaurou o centralismo monárquico no Brasil, dividiu os poderes do estado em quatro instâncias: poder executivo, exercido pelo imperador; o poder legislativo, a cargo da assembleia Nacional; o poder judiciário, em mãos do Supremo Tribunal de Justiça; e o poder moderador, de prerrogativa pessoal é exclusivo do imperador.

Características da República no Brasil

1870, movimento republicano foi lançada formalmente com o manifesto Republicano, e se manifesta servia de porta-voz da elite agrária, sobretudo do cafeeira, e de setores de classe média emergente e que vieram na monarquia um obstáculo a modernização politico-administrativa do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com