Estratégica Dinâmica e Competitiva
Por: Taati Alcantara • 6/12/2016 • Trabalho acadêmico • 466 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Estratégia Dinâmica e Competitiva
A estratégia de uma empresa é a forma que ela decidiu seguir para realizar suas atividades e atingir seus objetivos, buscando ultrapassar seus concorrentes. Com isso, Michel Porter, desenvolveu as 3 “estratégias genéricas”, onde as empresas devem decidir entre uma delas para seguir, enfrentando assim as 5 forças competitivas, elaboradas por ele e, consequentemente o atingimento de seus objetivos.
São elas, estratégias de:
Custo: a empresa deve produzir em alta demanda para minimizar o custo de produção, divulgação e distribuição, tornando o seu principal atrativo o preço.
Diferenciação: é imprescindível que a empresa invista em sua imagem e marca, além de realizar uma pesquisa de mercado eficaz, tendo em vista a diferenciação de seu produtos e distribuição.
Foco: a empresa escolhe segmentos ou nichos determinados por meio da diferenciação ou dos custos.
Diferença entre estratégia de construção e sustentação
Estratégia competitiva de construção é utilizada quando a empresa está em um mercado que possui alguma deficiência por parte dos concorrentes ou encontra-se em fase de crescimento, assim, essa estratégia busca expandir a empresa e fortalece-la. A estratégia de sustentação é completamente oposta, visto que, trata-se de uma estratégia adequada para empresas que estão em mercados maduros ou em declínio, utilizada para ajudar a empresa manter sua posição no mercado e defender-se dos concorrentes.
Learning Organization (Empresa que aprende)
De acordo o Learning Organization, o conhecimento é o principal recurso de uma organização, seja ela de qualquer segmento, focado no melhoramento continuo da empresa com a inovação e conhecimento de seus funcionários, empresas que valorizam e estimulam a criatividade e inovação de seus colaboradores, onde possuem a oportunidade de transmitir seus conhecimentos e aprender com o grupo.
Com isso, é mais indicado para a estratégia genérica de diferenciação, visto que, esta, também busca inovação e criatividade continua para continuar conquistando seus clientes.
Plano de Ação
Para atingir o sucesso de uma empresa, é necessário que está possua objetivos concretos e para isso, é necessário a elaboração do plano de ação, que é um documento descrito os objetivos e caminho a ser seguido para atingi-los ou para auxiliar os colaboradores na resolução de problemas.
Habib’s e seu Plano de Ação
O Habib’s é um fast food de comida árabe presente em quase todos os países, está no mercado desde 88 focalizando o preço acessível e comida de qualidade.
Hoje, está buscando uma redução em seus custos, para isso, foi elaborado um plano de ações:
• Objetivo: Reduzir os custos de operações de uma loja para aumento da lucratividade.
• Proposta de Ação: Produzir uma maior demanda afim de reduzir o custo de produção, de divulgação e disponibilizar treinamento
...