Estrutura de Capital. Harvard Business School
Por: Andrey Gomes • 16/3/2017 • Resenha • 443 Palavras (2 Páginas) • 869 Visualizações
Estudo de Caso:
Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de capital
REFERÊNCIA:
LUEHRMAN, Timothy; HEILPRIN, Joel. Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital. Harvard Business School, 413 – P02, 2009.
O “estudo de caso” da empresa Blaine Kitchenware Inc, baseia-se em uma análise da estrutura de capital.
Blaine kitchenware Inc. empresa de médio porte fundada em 1927 produzia uma gama de eletrodomésticos e utensílios para cozinha. Por mais que fosse uma empresa de capital aberto, era tida como conservadora pois os familiares detiam mais de 50% das ações.
A Blaine tinha cerca de 10% do mercado de pequenos eletrodomésticos para cozinha, geralmente praticando o preço igual ou abaixo do mercado, obteve crescimento gradativo de 2003 a 2006. Buscando aumentar seu Market Share decidiu incluir produtos que atraíssem a classe alta, equipamentos “Smart’s” com mais estilo e elegância, podendo assim aumentar o preço do seu novo portfólio de utensílios.
BKI tinha uma fábrica em Minessota no norte dos EUA e produzia peças de ferro fundido com revestimentos especiais para alguns de seus equipamentos para cozinhar. Atuava em três segmentos do setor de pequenos eletrodomésticos: utensílios para o preparo de comida, para cozinhar e para preparo de bebidas. Aos poucos foi terceirizando e transferindo gradualmente sua produção para o exterior se beneficiando do Acordo Livre de Comercio da América do Norte (NAFTA).
Victor Dubinski, bisneto de um dos fundadores e que se tornara CEO em 1992. Após análise das demonstrações contábeis de 2006 identificou que seu maior uso de caixa era para pagamento de dividendos aos acionistas e compromissos de aquisições, seu balanço patrimonial era forte, livre de dívidas e com uma alta liquidez.
A Blaine então resolveu reavaliar sua política financeira e se falava em recompra de ações para aumentar a alavancagem da empresa já que a liquidez não era seu problema. Isso só seria possível depois de uma análise de sua estrutura de capital política de dividendos, estrutura societária e planos de aquisição. O engenheiro de formação e CEO Dubinski adotou uma estratégia com foco no aumento da oferta de produtos do segmento de preparo de bebidas, e realizou a aquisição de pequenos fabricantes independentes e linhas de utensílios de cozinha de grandes fabricantes. Todas essas aquisições sendo feitas com caixa da empresa ou suas ações.
A política de recompra por outro lado deixaria a cia com mais flexibilidade para o conselho definir futuros dividendos, os membros da família manteriam suas ações como anteriormente e mexeria no payout. Por outro lado, essa recompra trazia uma preocupação com relação a endividamento, descontinuidade de aquisições e diminuição das reservas de caixa da empresa.
Local: Biblioteca da Disciplina.
...