Estudo Sobre a Liderança Requerida Nesses Novos Tempos
Por: Adralves • 10/3/2020 • Trabalho acadêmico • 3.322 Palavras (14 Páginas) • 236 Visualizações
Um Estudo sobre a Liderança requerida nesses Novos Tempos
Estudo apresentado à disciplina de Gestão de Pessoas do Curso de Graduação em Administração, do Campus de Guajará-Mirim da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para aprovação da referida disciplina.
Orientador: Prof. Esp. Paulo Sérgio
Guajará-Mirim/RO
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Tema 4
1.2 Problema 4
1.3 Objetivos 4
1.3.1 Objetivo geral 4
1.3.2 Objetivos específicos 4
1.4 Justificativa 5
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 A Liderança e sua Relação com a Motivação 5
2.2 As Teorias sobre Liderança e as Capacidades Exigidas pelos Novos Líderes 6
2.2.1 Teorias de Traços da Personalidade: 6
2.2.2 Teorias Sobre Estilos de Liderança 7
2.2.3 Teorias Situacionais da Liderança 7
2.3 Novos Modelos de Liderança 8
2.4 Alguns Desafios Postos a Quem Pretende Liderar 10
3 CONCLUSÃO 11
4 METODOLOGIA 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da civilização, observa-se a necessidade da liderança em todos os tipos de organização humana, não apenas nas empresas e em cada um de seus departamentos, mas também no cotidiano, na vida das pessoas por mais simples que sejam.
Segundo Chiavenato (2004), “a liderança é, de certa forma um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes.”.
É notório que, na maioria das vezes, o termo liderança costuma ser associado erroneamente à posição de hierarquia ocupada por alguém em um determinado grupo ou nas empresas. Nestas, habitua-se a procurar a figura do líder no topo dos organogramas mais comuns.
“O modelo de educação pelo qual as pessoas são submetidas desde a infância é carregado de tal percepção, levando-as a uma crença consequente de que liderar é mandar. (...) Neste tipo de cultura a figura de um líder pode se formar a partir do poder autoritário, superior, intransponível e, em alguns casos, que cause medo.” (SIQUEIRA NETO, Armando Correa de. 2016. p. 25).
Na contramão desse fenômeno comum, dentro das organizações mais modernas, cada vez mais tem se falado em poder de liderança sem autoridade formal, ou seja, quando um líder não possui o poder de chefe, o qual é validado por cargo ou posição hierárquica, mas possui poder de influência sobre os outros colaboradores. Burns (1978) afirma que:
Liderança é um processo no qual líderes e seguidores elevam um ao outro a níveis mais altos de moralidade e motivação, aumentando o grau de conscientização dos seguidores fazendo uso de elevados ideais e valores morais, como liberdade, justiça, igualdade, paz e humanitarismo, e não através de emoções mesquinhas, como medo, ganância, ciúmes e ódio.
Conforme Siqueira Neto (2016), as “pessoas de diferentes organizações despertam para outra realidade: a liderança possui outras características, diferenciando-se do tradicional modelo hierárquico, e, ao contrário da ideia corrente, ela existe para servir.”
Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo simples acerca da liderança requerida nesses novos tempos, demonstrar suas características, a relação com a motivação e seus desafios.
1.1 Tema
Um estudo sobre a liderança requerida nesses novos tempos.
1.2 Problema
A Quarta Revolução Industrial traz novos modelos de negócio, ela é diferente de tudo o que a humanidade já experimentou. Novas tecnologias estão fundindo os mundos físico, digital e biológico de forma a criar grandes promessas e possíveis perigos, com isso as formas no modo de liderar estão mudando. A velocidade, a amplitude e a profundidade dessa revolução estão forçando os gestores a repensar como os países se desenvolveram, como as grandes corporações criaram valor e, principalmente, o que significa ser humano. A palavra revolução caracteriza uma mudança radical na maneira como as pessoas fazem as coisas, nos seus hábitos e como elas entendem o mundo ao seu redor. Esses novos tempos denotam a necessidade de uma revolução nos modelos anteriores de liderança que tinham bases na hierarquia e autoridade, trazendo à tona um novo modelo de liderança que deve se responsabilizar por elevar a grande modificação na forma de como as pessoas interagem umas com as outras e transformam o ambiente em que estão inseridas e o que requer os novos modelos de liderança nessa nova era.
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo geral
Demonstrar que a liderança, assim como as organizações e o mundo, estão passando por um processo de mudança e que o novo líder não depende apenas da hierarquia ou do poder delegado para o sucesso, pois nesses novos tempos a liderança deve ser repensada para um melhor aproveitamento de suas características, sejam estas natas ou que tenham sido desenvolvidas e aprimoradas ao longo de suas experiências organizacionais.
1.3.2 Objetivos específicos
- Mostrar o que é a liderança e qual sua relação com a motivação;
- Compreender as teorias sobre liderança e as capacidades exigidas pelos novos líderes;
- Demonstrar alguns desafios postos a quem pretende liderar.
1.4 Justificativa
Ao observar as organizações no contexto atual, é notória, dentre os colaboradores, que está ocorrendo uma mudança gradual (por vezes até bem rápida) nos modelos de liderança, sua natureza, novas perspectivas e conceitos.
A
...