Estudo de Caso: “ZARA: TI PARA MODA RÁPIDA"
Por: alanial. • 19/9/2018 • Resenha • 447 Palavras (2 Páginas) • 1.234 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fichamento de Estudo de Caso: “Zara: TI para moda rápida”.
ALANIA MARIA LEAL GOUVEIA
Trabalho da disciplina de Logística e Serviços.
JUAZEIRO DO NORTE-CE
2017
Estudo de Caso: “ZARA: TI PARA MODA RÁPIDA"
REFERÊNCIA: MCAFFE, Andrew. DESSAIN, Vicent. SJÖMAN, Anders. Zara: TI para Moda rápida, 2007. Harvard Business School, 2007.
O referido texto revela informações em relação ao crescimento das ações da Inditex (Indústria de Diseño Têxtil), que é uma empresa espanhola que figura como proprietária de grandes redes varejistas, e entre elas a ZARA. O estudo ainda nos mostra dados da cadeia global de vestiário, produção, principais concorrentes, dentre outros.
A Zara é uma rede de lojas de roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis, e teve sua primeira loja no ano de 1975, e visa à venda de roupas com qualidade considerável e bons preços.
A Inditex procurou lançar no mercado uma “fast fashion”, que funciona como uma espécie de moda rápida. A empresa é dotada de uma cadeia de valor que é responsável pelo desenho, fabricação, distribuição e a venda de confecções em mais de seis mil lojas presentes em mais de oitenta e seis países, contando ainda com as vendas pela internet.
Esse tipo de negócio era pautado em respostas rápidas, que consiste numa série de práticas com o intuito de desenvolver a coordenação existente entre o varejo e a fabricação, a fim de acelerar o processo com flexibilidade de respostas frente às mudanças existentes no mercado.
Em consequência disso tudo, a Zara é responsável pela produção de mais de onze mil itens distintos por ano, inovando em pelo menos dois modelos por semana, além de realizar entrega em todo o mundo, não acumulando nada em seus estoques por um período máximo de três dias.
No ano de 1990, a Zara completou sua expansão no mercado espanhol, e também iniciou a abertura de lojas no exterior. Além do sucesso em vendas, a empresa investiu na logística de fabricação e TI, e possui um sistema de fabricação bastante desenvolvido, fato este que a diferencia da concorrência.
A produção da loja Zara tem início no varejo, que é onde recebe o “feedback” de todas as lojas por meio informações enviadas diariamente à matriz. Salienta-se que Inditex produz somente um terço de sua produção na Ásia.
Percebe-se claramente que a Zara é uma empresa que aposta bastante na seara publicitária, que é um fator responsável pelo grande sucesso da loja em todo o mundo. Assim, podemos concluir que a Zara produz em larga escala por apresentar um preço razoável e em conta no mercado, e, aliada ao marketing e à tecnologia, consegue ser cada vez mais popular e obter sucesso em suas vendas.
...