Fichamento de Estudo de Caso: ZARA - Moda rápida
Por: SusyNogueira • 14/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 763 Palavras (4 Páginas) • 1.357 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso: ZARA: moda rápida
Susyane Lima Nogueira
Trabalho da disciplina: LOGÍSTICA AVANÇADA
Tutor: Prof. AUDEMIR LEUZINGER
Fortaleza - Ceará
2018
ZARA: MODA RÁPIDA
A cadeia global de vestuário
Foi basicamente caracterizada como um exemplo protótipo de cadeia global. Determinados atributos diferenciavam a estrutura vertical das cadeias de mercadorias de vestuário e outras indústrias de mão de obra intensiva como a de sapatos e brinquedos, das cadeias controlados pelo produtor como a de automóveis, que eram coordenadas e dominadas por fabricantes envolvidos em operações posteriores. Esses atributos eram que a cadeia global de vestuário era dominada pelo comprador, onde os lucros são oriundos combinações únicas de pesquisa, design, vendas, marketing e serviços financeiros de alto valor e permitem que varejistas, negociantes de marca e produtores de marca atuem como corretores estratégicos para conectar as fábricas do exterior.
A produção de vestuário era muito fragmentada. Cerca de 30% da produção global de vestuário era exportada, com países em desenvolvimento tendo uma participação extraordinariamente grande, cerca de metade, de toda a exportação.
O sistema de negócios da Zara
No fim de 2001 a Zara administrava 507 lojas em países de todo o mundo, sendo a maior e mais internacionalizada rede da Inditex. Sua expansão no mercado espanhol completou-se em 1990, quando começou a abrir lojas no exterior. Também começou a fazer investimentos pesados em logística de fabricação e TI, incluindo a criação de um sistema de fabricação jus-in-time, um armazém de 130mil m2 próximo a sede de Arteixo, nos arredores de La Corunha, e um sistema de telecomunicações avançado para conectar a sede aos locais de fornecimento, produção e venda.
A Zara possuía três linhas de produtos voltadas para mulheres, homens e crianças e era composta por uma equipe criativa de estilistas, especialistas em sourcing e pessoal de desenvolvimento de produtos. Criava duas coleções básicas por ano e o pessoal de desenvolvimento tinha um papel fundamental de ligação entre estilistas e lojas e frequentemente provinha do país onde estavam as lojas com as quais lidavam.
Expansão internacional da Zara
Em 2001 a Zara era amais internacionalizada das redes da Inditex. De suas lojas internacionais, 186 ficavam na Europa, 35 na América do Norte, 29 na América do Sul, 27 no Oriente Médio e 5 no Japão. De modo geral as operações internacionais correspondiam a
...