Explorando potencial dos portos
Por: qsuco2016 • 11/1/2016 • Dissertação • 706 Palavras (3 Páginas) • 380 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA – UNOESTE NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NEAD MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
RESENHA CRITÍCA: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
LEANDRO PITOMBA DOS SANTOS
Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina Responsabilidade Social Empresarial do Curso de Especialização MBA em Logística Empresarial.
Presidente Prudente - SP
2015
INTRODUÇÃO
A sustentabilidade no mundo corporativo é uma trajetória direta para nova ordem da economia mundial, com o crescimento acelerado da população mundial que vem demandando o alto consumo de bens e serviços. O mercado atento a atender as necessidades dos consumidores estão criando inovações tecnológicas, porém o perfil do consumidor nas últimas décadas tem mudado e o cenário global vem sofrendo com os impactos ambientais causando o fato que os recursos são escassos e as necessidades do planeta são infinitas. Assim as grandes organizações estão cada vez mais inseridas no crescimento de ações de sustentabilidade social empresarial de tal forma para garantir o desenvolvimento sustentável socioeconômico.
Sustentabilidade no mundo corporativo
A sustentabilidade se torna o elemento chave para o sucesso das grandes organizações aplicar a responsabilidade social é desafiador para organizações, algumas empresas com filosofias da economia tradicional ainda veem como custo oneroso e não agrega valor ao seu patrimônio, porém na ótica da nova economia, mostra que as organizações responsáveis com a vida do planeta alcançam o respeito do mercado obtendo geração de valores.
Conforme PEREIRA, 2001, onde descreve os modelos e estágios pelos estudiosos na nova ordem econômica aplicados a sustentabilidade empresarial, R. R. Nidumolu, C.K. Prahalad e M.R. Rangaswami, denominam a base da sustentabilidade em três pilares: Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social, esse é que tripé essencial para as organizações se manterem dentro da sustentabilidade empresarial. É primordial para modelo de sustentabilidade, a inter-relação com seus stakeholders, a cultura organizacional deve estar bem apoiada na formação de seus líderes são eles principais interlocutores e criam o poder de persuasão da organização no ambiente social criando cadeia de valores e desenvolvimento sustentável .
Para obter a sustentabilidade empresarial conforme descritos por Nidumolu, Prahalad e Rangaswami, descrevem cincos estágios fundamentais para os modelos de sustentabilidade empresarial. O primeiro estágio de inovação são os modelos de negócios das empresas nessa fase é de muita importância ela fundamenta os conceitos para a inicialização de todos projetos.
Segundo estágio é a consolidação da organização com as formas legais bem como certificações, índices de referência, cumprimento de legislações vigentes que de tais formas legais são visualizadas como oportunidades no mercado. A exemplo quando ocorre um acidente ambiental
...