FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Por: sonia3w24 • 11/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 2.219 Visualizações
[pic 1]
SUMÁRIO
- ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
- OBJETIVOS 3
- METODOLOGIA 4
REFERÊNCIAS 5
- ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Sabemos que exercícios físicos são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas. Treinar em uma academia de musculação é um costume que está cada vez mais inserido no cotidiano das pessoas.
A pratica de atividade física não é só importante para a força física, mas um bem necessário para fugir da depressão e conviver socialmente. O idoso é beneficiado como um todo ao realizar o exercício físico, pois numa sociedade que envelhece rapidamente é fundamental que se redefina o papel do idoso no âmbito social, valorizando assim a contribuição que ele ainda pode trazer.
As atividades serão realizadas na Academia Centro Fit em Alta Floresta. Serão acompanhados os alunos frequentadores da academia cedidos pelos instrutores.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na descrição sobre exercício físico temos o autor Pitanga (2008, p.15) que destaca o mesmo como “atividade repetitiva, planejada e estruturada que tem como objetivo a manutenção e melhoria de um ou mais componentes da aptidão física”. Assim sendo, o exercício físico pode ser considerado como momento em que um indivíduo trabalha com o seu corpo.
A musculação para a realização dos exercícios físicos esta pautada em planejamento e modos de execução dos exercícios. Na realização da musculação devemos planejar exercícios que trabalhem a resistência à contração muscular executados com pesos.
Devido aos benefícios que pode proporcionar, o exercício físico é importante para o corpo. Um desses benefícios é o cardiovascular, pois sua realização continua aumenta a atividade nervosa central.
Nos exercícios dinâmicos, como as contrações são seguidas de movimentos articulares, não existe obstrução mecânica do fluxo sanguíneo, de modo que, nesse tipo de exercício, também se observa aumento da atividade nervosa simpática, que é desencadeado pela ativação do comando central, mecanorreceptores musculares e, dependendo da intensidade do exercício, metaborreceptores musculares (BRUM, 2004, p.8).
A musculação pode proporcionar benefícios à saúde e melhor qualidade de vida a crianças, jovens, adultos e idosos.
A musculação por ser um exercício de contra resistência a contração muscular, pode proporcionar um aumento das fibras musculares, a hipertrofia que é o aumento na secção transversa do músculo, e isso significa aumento no tamanho e número de filamentos de actina e miosina e adição de sarcômero dentro das fibras musculares já existentes. Essa hipertrofia muscular é observada por meio dos treinamentos de força tanto em humanos como em animais. A magnitude desse aumento de massa muscular depende de vários fatores, como resposta individual ao treinamento, intensidade e duração do programa de treino e estado prévio do indivíduo para o início do programa. (BOMPA, 2000, p.72)
A musculação em populações especiais, onde ela atua como agente de auxílio profilático e terapêutico. Neste contexto, a prática da musculação traz importantes benefícios para pessoas com problemas de aterosclerose, hipertensão arterial, obesidade, diabetes e osteoporose. Aqui o principal elemento que deve ser observado com a prática da musculação é a adequação que o profissional de Educação Física deve realizar na hora de prescrever o exercício perante as limitações inerentes a cada tipo de doença analisada.
A prática da musculação, quando bem orientada, proporciona importantes alterações fisiológicas no organismo, que nada mais são do que benefícios físicos, mentais e sociais, os quais se constituem como elementos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do ser humano.
É crescente hoje o número de pessoas preocupadas com a saúde dentre elas a terceira. O exercício físico com ênfase em força pode ser uma boa saída para que eles fortaleçam os seus músculos e vivam melhores e mais independentemente. Este artigo tem o intuito de aprofundar os conhecimentos na área da musculação dando ênfase aos possíveis benefícios que essa atividade pode trazer á vida social e a auto-estima de idosos, e de não ver a musculação apenas como um benefício á saúde física desse grupo.
...