Feitas para durar
Por: Alanalvz • 4/11/2015 • Seminário • 297 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
[pic 1]DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
DOCENTE: JANAYNNA DE MOURA FERRAZ
DISCENTE: ALANA ALVES SOUZA
Resenha sobre o segundo capitulo do livro “Feitas para Durar”.
O capitulo “Dar as ferramentas, não impor soluções” mostra que as empresas visionárias não dão a solução e sim as ferramentas para os colaboradores desenvolverem. Eles são treinados, capacitados e tem liberdade de criação, o que estimula o seu crescimento profissional. Se não somos estimulados a pensar e dar opinião, nós só fazemos o que foi determinado, você pode achar uma solução determinado problema da organização ou encontrar uma maneira eficaz para fazer determinada coisa, mas se o líder não der espaço o colaborador não tem como se desenvolver.
Muitas pessoas acham que para abrir uma grande empresa é preciso de uma grande ideia ou de um produto inovador. A pesquisa do livro nos mostra que isso é um mito, o mito da grande ideia. A maioria das empresas visionárias citadas no livro não começaram com uma grande ideia, eles só queriam abrir uma empresa para a partir daquele momento pensar em desenvolver os seus produtos. Eles se preocuparam com o ambiente, a participação dos lucros dos funcionários, a filosofia da empresa, entre outros fatores. Os produtos estão em constante mudança, estão ficando muito obsoletos então precisamos focar na empresa, porque a empresa visionária nunca ficará obsoleta se ela for flexível e se adaptar rapidamente às mudanças.
Uma empresa não precisa de um líder carismático para a empresa ir a diante, ela precisa de uma pessoa persistente, que saiba escolher pessoas certas para a organização e sabia conduzi-las a atingir metas e se sintam realizadas com o seu trabalho. Se ela é carismática ou não, não importa, um bom líder não impõe soluções, ele dar as ferramentas para os seus colaboradores.
...