Fichamento Chris Grey
Por: Caio Victor • 27/11/2018 • Resenha • 3.442 Palavras (14 Páginas) • 134 Visualizações
LIVRO: ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, CHRIS GREY
CAPÍTULO 1
“uma sociedade com sua coesão mantida apenas pela força bruta, e talvez grande parte da organização social tenha esse fator como origem e, permanentemente, como experiência.” (pag. 54)
“Algumas sociedades ou organizações têm sua coesão mantida pelo carisma de seus líderes: o motivo pelo qual a vontade desses líderes é cumprida deriva de sua habilidade característica em inspirar a devoção e a obediência de outros” (pag. 54)
“O tipo de organização resultante da aplicação completa do princípio racional-legal é inteiramente definido por regras e por uma série de relacionamentos hierárquicos – uma burocracia.” (pag. 55)
“Assim, tornava-se possível ter certeza de que a função era realizada da maneira mais eficiente” (pag. 55)
“A racionalidade da burocracia reside no sistema de regras, não no julgamento dos indivíduos, exceto daqueles, normalmente nos níveis superiores da organização, que elaboram as regras e conservam algum grau da capacidade de arbítrio.” (pag. 57)
“De qualquer maneira, tudo isso deixado de lado, o ponto fundamental consiste em que as burocracias não se importam nem com a racionalidade substantiva, nem com a ética: elas só querem saber de cumprir uma tarefa no menor prazo possível.” (pag. 60)
“Ele constatou que uma das armas mais poderosas no arsenal dos sindicatos é o “trabalho pelo regulamento”. Aqui, os trabalhadores concordam apenas em seguir a letra daquilo que são obrigados a fazer segundo o contrato e a descrição do trabalho” (pag. 63)
“A burocracia tem sido criticada por desumanizar as pessoas” (pag. 64)
“Anthony Giddens (1984), por exemplo, propôs uma dualidade de estrutura e ação de tal forma que a ação reproduza a estrutura enquanto a estrutura condicione e modele a ação” (pag. 67)
“Entretanto, foi o nome de Taylor que se tornou indissociável desse movimento geral, comumente conhecido como “administração científica”. Pelo reconhecimento de que esse foi mesmo um movimento geral, é possível ver que refletiu um determinado conjunto de problemas, suposições e atitudes; ou seja, ele não emergiu por acaso, e seu contexto é realmente de extrema importância.” (pag. 73)
“Estabelece o tempo ideal para a operação, sem qualquer desperdício (do ponto de vista da própria operação) com outras atividades” (pag. 76)
“O taylorismo, especificamente, enfrentou a resistência dos trabalhadores e seus sindicatos, à época em estado embrionário. Não é difícil entender o motivo dessa resistência. O sistema exigia uma maciça transferência de poder dos trabalhadores para os gerentes. Reduzia a autonomia, corroía as condições de trabalho e era uma ameaça de desemprego (porque muito mais poderia ser feito por um número menor de pessoas).”
“O taylorismo tratava os trabalhadores como passíveis de serem motivados de uma forma extremamente simples e dualista – incentivos e punições, ou dor e prazer. Eram estabelecidos objetivos: supere-os e ganhe um bônus, não os atinja e receba uma punição” (pag. 80)
“O sistema fordista agregou uma inovação crucial à do taylorismo: a linha de montagem móvel” (pag. 81)
“O fordismo representa o mais completo desenvolvimento de uma determinada e altamente influente abordagem da organização do trabalho” (pag. 82)
CAPÍTULO 2
“A teoria das relações humanas (TRH) tem suas raízes normalmente identificadas nos Estudos Hawthorne (Hawthorne Studies) realizados nas décadas de 1920 e 1930 nas fábricas Hawthorne da Western Electric Company, perto de Chicago, Estados Unidos.” (pag. 85)
“Elton Mayo identificaram a importância do “fator humano” nas organizações. Isso significa que os trabalhadores passaram a ser reconhecidos como tendo necessidades e interesses sociais tais que não poderiam continuar a ser considerados os autômatos economicamente motivados imaginados pelo taylorismo.” (pag. 86)
“A descoberta do fator humano, prossegue a história, introduziu solenemente uma nova era em que as necessidades dos trabalhadores passaram a ser reconhecidas e atendidas.” (pag. 87)
“Por fim, e de forma crucial, é um erro pensar que Taylor tenha permanecido inconsciente, ou não tivesse interesse, em relação ao lado informal da organização.” (pag. 88)
“Enquanto Taylor buscava erradicar o lado informal da organização, a mensagem das relações humanas era reconhecer sua irrepreensibilidade e encontrar formas de gerenciá-la para um alinhamento com as peças e os objetivos formais da organização.” (pag. 88)
“Parte daquilo que modernizou a sociedade foi um afastamento dos tradicionais sistemas de crença nos quais a ordem social era simplesmente predeterminada pela vontade de Deus” (pag. 92)
“O que é certo é que os entendimentos modernos do ser humano tiveram drásticos efeitos sobre a maneira como vivemos, sobre as artes, a cultura, a política – sobre praticamente tudo o que os seres humanos fazem.” (pag. 95)
...