Fichamento Chá Unilever
Por: ec2210 • 14/3/2017 • Resenha • 704 Palavras (3 Páginas) • 1.485 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Anderson Rodrigues Cardoso Cezar
Trabalho da disciplina “Téc. de Prev. de V. e Estr.
de C. e Fornecedores”
Tutor: Prof. Aline Mattos
Rio de Janeiro
2016
CHÁ UNILEVER (A)
Revitalizando a Cadeia de Suprimento da Lipton
CENTRO DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA DA IMD. Chá Unilever (a): Revitalizando a Cadeia de Suprimento da Lipton. IMD556. V. 18.04.2012
O trabalho das autoras ilustra uma discussão em sala de aula ao invés de uma situação de negócio bem ou mal sucedido.
As autoras contextualizam o texto em tópicos abordando o histórico da UNILEVER com destaque para a marca Lipton, a sua revitalização com enfoque na impressão da marca, o incremento da credibilidade, visão de futuro para sustentação e por fim diretrizes para sua cadeia de suprimentos.
Histórico
As autoras iniciam o trabalho discorrendo sobre um breve histórico da UNILEVER, com destaque para sua atuação em toda a cadeia de valor e também para a sua presença global com marcas líderes.
Após, trazem um dado de que a marca Lipton naquele momento (2007) era três vezes maior do que sua rival mais próxima.
Ainda nesta contextualização, as autoras destacam um excesso de oferta, o que naturalmente era como consequência uma baixa nos preços e redução na margem de lucro.
Revitalizando a Lipton
A impressão da Marca Lipton
Neste bloco as autoras iniciam relatando que a Lipton não era vista como uma marca bem posicionada (2005) e que precisava se reposicionar no mercado. Neste momento, um executivo vindo de outra empresa que havia acabado de ser comprada pelo grupo se junta à marca com o objetivo de revitalizá-la.
No ano seguinte (2006), foi criado um grupo de trabalho constituído por executivos da UNILEVER para realizar um exercício de impressão de marca.
Neste exercício, ficou evidenciado que era necessário investir em sustentabilidade, pois os consumidores tinham preocupação com este tema. Logo, a marca ganharia valor.
Potencializando a Credibilidade
Neste bloco as autoras destacam que o cultivo sustentável de chá era fundamental para que os consumidores compreendessem a estratégia da marca.
No entanto, isto apenas não bastaria e por este motivo, a UNILEVER optou por associar-se a organizações cujo foco era a agricultura sustentável.
Além disso, a equipe de impressão de marca avaliou que precisaria de uma empresa certificadora conceituada no mercado para comunicar com mais qualidade e isenção aos seus consumidores sobre tudo o que estava sendo feito.
O trabalho para seleção desta empresa certificadora durou cerca de seis meses e foi escolhida a Rainforest Alliance Certified, pois esta tinha reconhecimento do consumidor sem ofuscar a marca e com crescimento promissor na Europa.
Saltando à Frente para Assimilação
Após a decisão sobre a empresa certificadora, o passo seguinte seria implementar a sustentabilidade na produção do chá em toda a cadeia produtiva, ou seja, converter a marca inteira para chá sustentável certificado.
...