Fichamento de Inovação Empresarial
Por: Geraldo Pacheco • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 530 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Geraldo Bringhent Pacheco
Trabalho da disciplina: Gestão do Conhecimento e da Inovação Empresarial
Tutor: Prof. Eduardo de Moura
Biblioteca da Disciplina
2017
Estudo de Caso : Inovação na 3M Corporation (A)
Gestão do Conhecimento e da inovação empresarial
Inovação na 3M Corporation (A)
REFERÊNCIA: THOMKE, Stefan. Estudo do caso Inovação na 3M Corporation (A). 23 de Julho de 2002.
O estudo de caso sobre a inovação na 3M trás detalhes sobre um programa implementado para estimular novas ideias e produtos inovadores. Este programa consistia em juntar um grupo de especialistas, clientes foco para debater ideias e tentar convergir sobre soluções para as demandas apontadas nos trabalhos.
A equipe teve uma enorme dificuldade para encontrar os usuários líderes para envolver no projeto e tiveram que navegar por diferentes áreas para ter adiversidade necessária no projeto. No grupo de usuários líderes tinha profissionais de maquiagem por exemplo e médicos. Também foi difícil nas reuniões trabalhar a cabeça dos usuários para que eles soubessem que todos eram igualmente importantes, ninguém melhor do que ninguém e estavam ali para colaborarem grupo.
Este método pode ser muito interessante pois não só coleta demanda de diversos setores, como pode apontar soluções já existentes e usadas por outros setores. Muitas vezes bons produtos são melhorias de algo que já existe, podendo inclusive alterar sua utilização. Pouco tempo atrás observei em shoppings a utilização de bolas de tênis (espetadas em cabos), utilizadas para retirar do chão as marcas de borracha deixada por alguns calçados. Isso parece me deixar claro que existe a demanda da melhoria deste produto, de algo feito mais específico, com um custo adequado para aposentar o improviso das bolas de tênis. É preciso ouvir os usuários para identificar o que pode ser melhorado e quais especificações exatamente o produto deve atender.
O ponto interessante abordado pelo texto fala o surgimento de inovações, em sua maioria ideias simples criadas para resolver pequenas necessidades. A Xerox é um forte exemplo disso, além das inovações no setor principal, de impressões, é atribuído a empresa uma variedade de patentes, muitas delas para atender a demanda dos próprios engenheiros, sem interesse comercial. O mouse é uma dessas invenções, feitas para cobrir uma demanda e sem qualquer interesse comercial.
Acredito que as inovações muitas vezes devem enxergar além das necessidades do cliente. O que ele acha que precisa? Por qual motivo? Como podemos ir além e superar a necessidade do cliente. Lembro sempre de uma história que ouvi sobre pesquisa de mercado. Que se Ford tivesse ouvido a opinião dos clientes, ele teria feito carroças mais espaçosas e velozes. Por isso acredito que a inovação muitas vezes está na forma mais abrangente da pergunta sobre a necessidade do cliente. Não devemos focar naquilo que ele precisa, mas sim o que ele precisa, para estudar a fundo a melhor forma de fazer o cliente atingir seu objetivo.
...