Fichamento de Estudo de Caso: Gestão do Conhecimento e da Inovação Empresarial
Por: lucimoni • 12/5/2018 • Trabalho acadêmico • 607 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Gestão do Conhecimento e da Inovação Empresarial
Goiânia, 11 de abril de 2018
Estudo de Caso de Harvard: Inovação na 3M Corporation (a)
Referência: LACC 606-P2-PDF-POR caso 9 -699-012 da HBS
A 3M Corporation foi criada em 1902 por 5 investidores que se juntaram para escavar um minério que não deu certo, fechou suas atividades de mineração, dedicando-se a fabricação de lixas de papel. Ocorreu outro desastre que deu sorte e após pesquisas inovou criando lixas de papel impermeáveis. A companhia se tornou conhecida por pesquisa e desenvolvimento. As mesmas eram realizadas em um laboratório primitivo e pequeno. Um jovem técnico que descobriu o problema das lixas e desenvolveu um produto mais moderno desenvolveu a filosofia de tecnologia e inovação da 3M. Em 1916 a companhia começou a pagar dividendos sobre suas ações. Os técnicos da 3M passaram a pesquisar junto as fabricas e locais de trabalho conversando diretamente com o trabalhador, uma prática que trouxe resultados inesperados.
Buscando sempre aprimorar e aperfeiçoar o seu produto. Criou-se até uma lenda do inventor subversivo “É melhor pedir perdão do que permissão”. Durante décadas a empresa experimentou um grande crescimento nacional e global. “Nós produziremos qualquer coisa que dê dinheiro”. Os inventores da 3M não recebiam royalties, a empresa esperava que a paixão individual pela descoberta motivasse a inovação. A companhia inovou e passou a dar prêmios pela inovação, também subvenções internas para projetos inovadores, incentivavam que todos funcionários dedicassem 15% do seu tempo para explorar novas ideias. O modelo de expansão da 3M envolvia a separação de unidades descentralizadas baseadas em novas áreas de produtos-chave.
Na década de 1990 a 3M operava com 4 objetivos: Produzir 30% das vendas em produtos que não existiam 4 anos antes; crescimento anual do lucro por ação acima de 10%; retorno sobre o capital empregado acima de 27%; 20 a 25% de retorno sobre o patrimônio líquido; Mudar o mix de novos produtos para destacar produtos realmente inéditos. E que realmente houvesse demanda necessidade no mercado.
A divisão de produtos médicos foi criada em 1961 a 3M detinha mais de 10.000,00 produtos relacionados a saúde. Em 1994 a venda desses produtos chegava a 2 bilhões de dólares. As inovações começaram a se estagnar, a companhia começou a perder mercado. Por volta de 1996 a unidade havia passado quase uma década com apenas 1 produto bem-sucedido.
Começou -se uma Pesquisa com Usuários Líderes na Divisão Médico-Cirúrgica da 3M. Logo se percebeu que os métodos tradicionais da 3M não seriam suficientes. A pesquisa de mercado tradicional da 3M foi frustrante, não
...