TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Antropologia e etica

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Configure: Senso Moral e Consciência Moral.

O Senso e a Consciência Moral referem-se aos nossos valores, seja ele de justiça ou generosidade, honradez, espirito de sacrifício ou integridade. Sentimentos provocados pelos valores de admiração a medo, e as decisões que conduzem nossas ações com consequências para nós e para os outros. O senso e a consciência moral dizem respeito ás nossas relações com os outros seres humanos, e por isso, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva.

  1. Explique o que seria violência do ponto de vista da Ética.

A violência é a violação da integridade física e psíquica da dignidade humana de alguém. Do ponto de vista ético somos pessoas, e não podemos ser considerados como coisas, os valores éticos se oferecem como expressão e garantia de nossa condição de sujeitos, proibindo o que nos transforma em coisa usada e manipulada  por outras pessoas.

  1. Fale sobre como se constitui a Ética do ponto de vista dos “Antigos”.

Para os Filósofos antigos, a Ética era concebida como educação de caráter do sujeito moral para dominar racionalmente impulsos, apetites e desejos, para orientar a vontade rumo ao bem e á fidelidade, e para formá-lo como membro da coletividade sociopolítica. A finalidade era a harmonia entre o caráter do sujeito virtuoso e os valores coletivos, que também deveriam ser virtuosos. Pode-se resumir em três aspectos a Ética no ponto de vista dos Antigos: racionalismo, onde a vida virtuosa é agir em conformidade com a razão; o naturalismo, onde a vida virtuoso é agir com a Natureza; e a inseparabilidade entre a ética e politica, onde entre a conduta do individuo e os valores da sociedade.

  1. Distinga a Ética Grega da Ética Cristã

A Ética Grega refere-se as características pessoais que cada um determina referente a quais as virtudes e vícios que é capaz de praticar, referindo-se ao senso moral e consciência ética individuais, portanto a ética era concebida como educação e caráter do sujeito moral para dominar impulsos e desejos. Já a Ética Cristã, era definida não pela sua relação com a sociedade, e sim com pela sua relação espiritual e interior com Deus. O cristianismo considera que o ser humano é em si e por si mesmo, incapaz de realizar o bem das virtudes.

  1. Discorra sobre a vontade subjetiva individual e á vontade objetiva cultural e como estas duas perspectivas possibilitam a Vida Ética.

A vontade objetiva cultural cria a moralidade que é uma totalidade formada pela família, religião, artes, técnicas, ciências, relações no trabalho entre outras, que obedecem todas aos mesmos valores e ao mesmo tempo aos mesmos costumes. Enquanto a vontade subjetiva individual se resume em caprichos pessoais, vontades e desejos. A vida ética é o acordo e a harmonia entre essas duas perspectivas, ela realiza plenamente quando interiorizamos nossa cultura de tal maneira que praticamos espontaneamente os costumes e valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com