Flor de Lis - Estrutura Organizacional
Por: 99750450 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.243 Palavras (5 Páginas) • 285 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2. PLANEJAMENTO DE MERCADO LOCAL.............................................................5
3. CARACTERISTICA DO MERCADO LOCAL..........................................................6
4. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................7
5. CONCLUSÃO........................................................................................................10
1.INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo observar a trajetória de uma microempresa consolidada há quase 30 anos no segmento de confecção.
Após observada e analisada, verificar os conceitos, estruturas e demais teorias administrativas a que pertence, podendo assim apontar seus pontos positivos e negativos.
Relatar, ainda, sobre uma microempresa que tem como proprietários e sócios Rosane e Marcos Teixeira e mais 3 funcionários.
2.PLANEJAMENTO DO EVENTO
Primeiro momento: Agendar com antecedência uma entrevista com os proprietários da empresa, a fim de apresenta-los o trabalho a ser desenvolvido.
Segundo momento: marcar o dia para ter o acesso ao histórico da loja, e também obter o retorno dos funcionários sobre o seu dia-a-dia no decorrer das atividades, observando pontos existentes sendo eles positivos ou negativos, proporcionando a visualização da relação colaboradores X empresários e identificar a estrutura organizacional e as suas formas de gestão.
Terceiro momento: retornar a empresa para agradecer a confiança depositada pelo sigilo das informações prestadas, e apresentar entendimento que o grupo obteve ao desenvolver o trabalho.
3.CARACTERÍSTICA DO MERCADO LOCAL
Nosso município, cidade típica do interior, com um pouco mais de 25 mil habitantes, possui como sua principal atividade econômica a agricultura.
A cidade não possui nenhum tipo de indústria, porém, ha diversos tipos de comércio, prevalecendo lojas de confecções de roupas e também elevado número de loja de eletrodomésticos e no ramo farmacêutico.
Os consumidores da cidade são os trabalhadores dos grandes produtores, estes sim mantém a economia do município, uma vez de que, a elite que deveria fazer esse papel, compra em outras cidades.
Nesse breve relato, mostra a realidade que gira em torna dessa pacata cidade.
4.DESENVOLVIMENTO
A loja Flor de Lis foi inaugurada no dia 21 de novembro de 1981 com o objetivo de oferecer mais uma opção de loja no segmento de confecções de bom gosto. É de propriedade de Rosana e Marcos Teixeira, casados e recém chegados ao município. Ele de família de agricultores, trabalhou desde cedo como vendedor em uma rede de lojas de confecções, cama, mesa e banho. Ela, filha de uma costureira e de um auxiliar de serviços gerais, sempre teve bom gosto pela moda e ajudava sua mãe a confeccionar peças de roupas sob encomenda.
Após a união do casal buscaram em outro município uma nova oportunidade de crescimento juntos, juntando conhecimento adquiridos com a experiência de Marcos vivenciada desde seus 17 anos, aliado ao estilo elegante de Rosana. Começaram com poucas mercadorias em uma sala de sua casa, e com o aumento da clientela surgiu sua primeira loja, sem muitos requintes e sem funcionários. Com os passar dos anos, a empresa cresceu e atualmente o casal trabalha em sua loja e conta com mais 03 funcionárias.
Marcos, sócio proprietário, administra a parte financeira e relacionamento. Rosana, sócia proprietária, é responsável pelas compras, organização da loja e pela delegação de funções.
A estrutura organizacional da empresa constitui-se em: dois sócios, e três funcionárias estabelecendo assim seu organograma. Seu setor produtivo é o setor terciário onde se caracteriza em comércio de confecção masculina, feminina e infantil voltada para atender a toda família, de classe média a alta, com diversas marcas renomeadas do Brasil e exterior.
Como se trata de uma empresa de pequeno porte, microempresa, a sua receita bruta pode ser de até R$ 3.600.000,00 e o seu número de empregados de comércio e serviços é de até nove colaboradores. A empresa da ênfase na eficácia, visando apenas os resultados, sempre tentando fazer as coisas certas para atingir os objetivos e resultados, o foco é ser o melhor, mas não usando os melhores métodos. A Flor de Lis tem um faturamento limitado e o dono contribui com uma participação intensa e ativa, fiscalizando e cobrando resultados sempre visando o lucro.
...