Flora - Análise de mercado
Por: ThiagoToyota • 18/6/2018 • Trabalho acadêmico • 364 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Análise - Flora
Valores
Atitude de dono
Determinação
Disciplina
Disponibilidade
Franqueza
Simplicidade
Humildade
Missão
Sermos os melhores naquilo que nos propusermos a fazer, com foco absoluto em nossas atividades, garantindo os melhores produtos e serviços aos clientes, solidez aos fornecedores, rentabilidade aos acionistas e a oportunidade de um futuro melhor a todos os nossos colaboradores.
Análise
A flora, para uma melhor rentabilidade, trabalha com dois canais principais de vendas: o Cash and Carry, e o varejo (estabelecimentos com mais de 10 checkouts).
No atacarejo, a Flora consegue ganhar em volume, uma vez que a maioria deles trabalham com uma política horizontalidade de compra, ou seja, compram um SKU de várias empresas diferentes. Já no varejo, a Flora ganha em mix, em margem. Como no canal varejo tem os vendedores externos, é possível vender muito mais itens que agregam valor a marca e consequentemente possuem maior margem de contribuição, rentabilização a operação da marca.
Isso está de acordo com a missão, que é rentabilizar o negócio para um maior ganho dos acionistas.
Falando um pouco sobre os clientes: a Flora adota uma política de preços incrível. Ela se mantém como a mais barata do mercado, entregando produtos de qualidade pelo menor preço. O cliente reconhece isto, mas a concorrente Limpol ainda assim consegue converter mais vendas que a gente, por conta de uma política de promoções absurda, que consegue influenciar o consumidor mais distraído.Nos, por outro lado, nao trabalhamos com muitas promoções, pois nossos preços bases já são os menores possíveis.
Essa preocupação com o consumidor, novamente, também está prevista na missão e visão da empresa, no desejo de satisfazer as necessidades do consumidor.
A empresa, comparada com seus concorrentes, ainda é pequena: possui cerca de 10% de share nos mercados, ocupando a terceira posição em maiores marcas de higiene e limpeza, perdendo para a Ype e Bombril, especialmente Bombril que vêm conseguindo conquistar mercado cadê vez mais.
A maioria das pessoas associam o preço baixo da flora com produtos de má qualidade, o que é um erro: a Flora possuir um controle rigoroso para/com seus fornecedores, que já é uma "cultura" JBS. Mesmo assim, consegue trazer os preços mais competitivos possíveis, estando sempre abaixo em relação a seus concorrentes e ao mercado, que vêm crescendo mesmo em momentos de crise.
...