Fundamentos de Operações para a Administração Estratégica
Artigo: Fundamentos de Operações para a Administração Estratégica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 85304480 • 23/9/2014 • Artigo • 876 Palavras (4 Páginas) • 368 Visualizações
Fundamentos de Operações para a Administração Estratégica
Operações: O sistema de produção é responsável pelo fornecimento das mercadorias ou serviços oferecidos pela organização. É ele que deve transformar alguns conjuntos de entradas em conjuntos de saídas.
Diagrama conceitual de um sistema de produção
Entradas → → Saídas
As operações de manufatura transformam ou convertem certas entradas como matérias primas, mão de obra, capital, entre outros em alguns produtos.
Outras saídas são salários que se difundem na economia, efeitos ambientais, influências sociais, etc.
As operações e a Administração estratégica.
Geralmente as organizações podem competir em razão de três características:
1) Qualidade: Todas as características do produto o tornam apropriado e confiável?
2) Preço: O custo para o cliente é proporcional a vida útil do produto?
3) Disponibilidade: O produto pode ser obtido em um tempo razoável e competitivo?
Operações um elemento vital na estratégia
A função de operações é de grande valor como arma competitiva na estratégia da organização. É ela que estabelece o nível de qualidade tanto para quando o produto é manipulado como para quando o produto é fornecido.
A função de operações frequentemente é responsável pela maior parte dos ativos humanos e de capital da empresa, assim, grande parte do custo de um produto ocorre em operações, e esse custo afeta o peço que deve ser cobrado e a margem de lucro que pode ser obtida.
Decisões estratégicas e as operações
Decisões de Posicionamento
O posicionamento estabelece a ênfase que o sistema de produção dará a certas características para obter maior vantagem competitiva. Afinal, não importa quão desejável um produto possa ser, uma empresa não pode ter simultaneamente um produto de baixo custo, da mais alta qualidade e disponível imediatamente em grande quantidade em vários pontos.
Características operacionais que apóiam características particulares de desempenho:
• Eficiência em termos de custo: Despesas gerais baixas, equipamentos e instalações para fins especiais, utilização elevada da capacidade, controle rigoroso de materiais, alta produtividade.
• Qualidade: Profissionais especializados, precisão adequada de equipamento, motivação pelo orgulho ao trabalho, comunicação eficaz de padrões.
• Confiança: Sistema eficiente de planejamento, poucas falhas de equipamento, baixo absenteísmo, baixa rotatividade, alto investimento em estoques, comprometimento pessoal para agir conforme o estabelecido.
• Flexibilidade: Fornecimento seguro e rápido, profissionais multiespecializados que podem ser alocados, controle efetivo do fluxo de trabalho.
Projeto do produto: Um importante fator estratégico
Escolher a mercadoria ou serviço que será oferecido ao mercado é uma das decisões básicas que uma organização tem de tomar.
A identificação de um tipo geral de produto ajuda a reduzir a pesquisa a um nicho de mercado no qual a empresa pode estimular demanda suficiente para alcançar sucesso. Além disso, é preciso detalhar o produto ou serviço especifico a ser oferecido e como isso será feito.
As decisões sobre as especificações do projeto do produto afetam a seleção do processo tecnológico, que por sua vez, afeta as despesas da empresa com equipamentos e instalações.
Categorias de decisões estratégicas em operações
• Capacidade: quantidade, prazo, tipo.
• Instalações: tamanho, localização, especialização.
• Tecnologia: equipamento, automação, ligações.
• Força de trabalho: nível de experiência, política
...