GESTAO DE DESEMPENHO
Projeto de pesquisa: GESTAO DE DESEMPENHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GIACONO • 6/10/2014 • Projeto de pesquisa • 3.017 Palavras (13 Páginas) • 197 Visualizações
INTRODUÇÃO
A preocupação com o desenvolvimento profissional das pessoas nas empresas é cada vez maior, com a alta da competitividade, as organizações cada vez mais procuram dispor de uma equipe de trabalho á altura dos objetivos e dos planos da empresa, onde consigam constantemente responder positivamente aos desafios do ambiente externos.
Nesse novo contexto, a gestão de pessoas vem ganhando importância estratégica e passa a ser norteada pelo conceito de competências, tornando-se determinante para o aprimoramento dos modelos e para o alcance dos resultados.
O modelo de gestão de competências passa, portanto, a ser um instrumento imprescindível para gerar benefícios concretos aos negócios, à medida que permite a identificação e a disseminação das mais diversas competências humanas.
A Gestão de Competências contribui para o suporte e progresso da estratégia empresarial por meio de indicadores de performance de seus profissionais.
Conseqüentemente, as organizações e seus colaboradores estabelecem um processo de retroalimentação, facilitando sobremaneira o alcance constante dos resultados.
Por fim, como encaminhamento é necessário buscar um alinhamento maior para com a gestão por competências, enfatizando-se a integração do subsistema avaliação de desempenho com os demais subsistemas de Recursos Humanos.
As organizações privadas e públicas vêem em um dilema tendo sempre desafios imprevisíveis e tendo que lidar com eles confiando no talento dos profissionais que possuem. A gestão por competências é um dos grandes diferencias que as empresas precisam no momento atual. Uma medida arriscada, porém produtiva quando consegue lhe dar com seus respectivos favores na empresa. A gestão por competências vem sendo um mecanismo importante para criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das pessoas agregando-lhes conhecimentos, desenvolvendo suas habilidades e estimulando suas atitudes a fim de que sejam diferenciais competitivos e estratégicos das grandes organizações.
Segundo Fisher Dutra, "O modelo de gestão de pessoas é a maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho”.
Os demais textos abrangem com total explicação cada passo para uma organização se tornar bem sucedida e elevar o grau de reconhecimento na empresa, fazendo com que o trabalho seja feito de forma coerente e bem desenvolvida pelos funcionários a qual as suas competências que foram designadas pelo seu talento.
No texto “Gestão de desempenho com base em competências da Executive”, Entende-se que a organização é um dos fundamentos principais a se seguir pela empresa a qual quer utilizar esse método. Vejamos, uma empresa bem organizada com objetivos estratégicos pode se elevar a alcançar uma posição competitiva e mais robusta no mercado.
Uma empresa quando contrata um colaborador o primeiro passo é diagnosticar o que de diferencial ele pode trazer a empresa a qual o contratou. O RH busca não colocar outro colaborador apenas para ocupar o lugar de um que tenha saído mais sim complementar e buscar o que o outro colaborador deixou de mostrar e cooperar na empresa. Sendo assim, é fundamental promover esta mudança tanto no perfil dos colaboradores quanto no das empresas.
As pessoas são o diferencial entre o sucesso ou o fracasso das organizações. Portanto, é fundamental investir na capacitação delas, no aprimoramento de habilidades e estimulá-las a terem atitudes ousadas que demonstrem iniciativa, flexibilidade, inovação e empreendedorismo para que sejam talentos diferencias para a obtenção da excelência no desempenho.
No Texto “Gestão por competência na prática” mostra como funcionou na pratica a Gestão na empresa Berlanda /SC. O Autor relata que o benefício trazido pela pratica da Gestão por competência são vários como: Maior produtividade, ambiente participativo e motivado, aumento de competividade no mercado entre outros fatores. Mas vejo que vale lembrar que para adotar a essas novas normas numa empresa antiga ou que estejam entrando agora no mercado, tem que ter a colaboração de ambas as partes da empresa, como funcionários, gerente, e outros componentes importantes para dar início a essa nova febre empresarial. Com os lucros aumentando e com a facilidade de lhe dar com o novo ambiente, a empresa se sente favorável a disputar e conseguir ampliar sua visão no mercado alvo.
Outra questão aparente é sobre o custo de implantar esta nova gestão a empresas, de acordo com Augusto Dotti o serviço não é um plano barato, é um investimento caro e relativo, ou seja, é algo onde o investimento é bastante aplicável porem precisa-se um alto índice de cooperação empresarial para que ocorra sucesso. Ele também dá uma explicação mais detalhada sobre a divisão de tais funções na empresa.
No outro texto apresentado mostra que essa pratica não está somente ativa à empresa privada e sim também aos órgãos públicos como foi implantado no governo de Minas Gerais, onde as secretarias tiveram que se apoiar uma à outra para que juntas conseguissem lhe dar com essa nova forma de gestão. A gestão de pessoas em organizações públicas é um desafio. Salienta que gerenciar pessoas nestas instituições representa um "esforço orientado para o suprimento, a manutenção e o desenvolvimento de pessoas nas organizações públicas, em conformidade com os ditames constitucionais e legais, observando as necessidade e condições do ambiente em que se inserem". Um sistema de gestão de pessoas articulado por competências deve levar em conta a movimentação de pessoas, ou seja, atração, captação e retenção delas. Neste caso valorizando a carreira e a ascensão profissional. Ainda, deve levar em conta o desenvolvimento das pessoas para que sejam capazes de assumir níveis cada vez mais elevados de complexidade e responsabilidades.
Ao fim relato que a Gestão por Competência é um alto passo para as organizações que pretendem crescer no ambiente empresarial é um ótimo recurso a ser utilizado, tem seus riscos, mas é uma grande e inovadora forma de organizar o mundo empresarial a qual todos nós vivemos.
DESENVOLVIMENTO
Grupo Multicobra.
A empresa que escolhemos para desenvolver avaliação desempenho foi o Grupo Multicobra a empresa atua no ramo de Call Center, fundada por Jose Martins na década de 80 que percebeu a necessidade do mercado em ter uma empresa de cobrança, onde atua na área contenciosa e jurídica. Com filiais em oito estados brasileira sendo sua matriz em Bauru SP.
O Grupo Multicobra ocupa hoje 15.000 metros quadrados de área construída,
...