GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Por: 20041986 • 19/6/2017 • Trabalho acadêmico • 812 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Atividade extra, a fim de complementar a nota da AVI
FORMIGUINHA Z
1- História do Filme.
A história passa em uma colônia de formigas que é comandada pelo formigão general Mandíbula, um tirano que tem um plano malvado contra a colônia. Toda a história gira em torno de Z uma formiga macho que não está satisfeito com o trabalho de escavação, por isso freqüenta um analista e conta todos os seus dilemas, Z conhece a princesa Bala em uma festa organizada pelos operários e se apaixona por ela.
Apaixonado por Bala Z troca de lugar com seu amigo soldado para poder encontrá-la novamente, mas seus planos dão errado, porque ele é convocado junto com os outros soldados para um ataque aos cupins. No campo de batalha todos os soldados morrem e somente Z sobrevive, voltando para a colônia e sendo apresentado a rainha e a princesa como um herói, mas Bala reconhece Z e diz que ele não é um soldado, sim um operário, ao saber disso o general Mandíbula manda prender Z, e ele foge levando com ele a princesa Bala, mas logo são interrompidos e voltam para a colônia.
Chegando lá eles descobrem os planos do general Mandíbula, de destruir a colônia e formar outra, com formigas mais fortes (soldados). Mas seu plano, porque Z e a princesa Bala tentam impedir tal absurdo, com a união das formigas Mandíbula é derrotado e as formigas se organizam para um novo começo.
O filme mostra que quando o sujeito percebe que está sendo explorado, passa a compreender a sua situação social e, é, motivado por essa conscientização de classe, ele pode unir-se a seus pares e buscar novas formas de organização e defesa de classe.
2- Relação da motivação de Z (considerando os modelos apresentados em sala de aula) com a cultura do grupo (elementos que o motivaram a agir).
Z possuía necessidades pessoais, porém não era motivado pelo trabalho e estava insatisfeito pelo fato de ter que ser uma formiga operária. Assim, ele estava desmotivado a quebrar pedras e realizar as demais atividades da sua função como formiga operária. A motivação de Z começa quando ele ouve um estranho lhe falar sobre um lugar chamado Insectopia, uma espécie de Paraíso de insetos no qual não era comprovada a sua existência, mas que se revela real ao decorrer do filme. Além disso, na mesma noite, Z conhece e se encanta pela princesa Bala, que estava no bar tentando escapar um pouco da vida no palácio. A motivação é um estímulo que promove alguma reação nos indivíduos, funciona como um dinamizador, um impulsionador do comportamento humano. Para Z houve duas motivações, para tentar mudar a vida:
1- rever a princesa Bala;
2- encontrar Insectopia.
Conforme em estudos em sala de aula, segundo Maslow criador da teoria da Hierarquia de Necessidades, em tal teoria ele identificou e fez a classificação das principais necessidades dos indivíduos, classificando-as de acordo com uma escala de hierarquização ascendente:
1- necessidades fisiológicas;
2- necessidades de segurança;
3- necessidades sociais;
4- necessidades de estima;
5- necessidades de auto-realização.
Fazendo um paralelo entre a teoria de Maslow e o filme, é possível perceber que em uma escala de necessidades a necessidade de auto-realização era a mudança de vida, deixar de ser o que era, e o fato de querer reencontrar a princesa foi o primeiro passo para satisfazer sua necessidade.
...