GESTÃO DE MARKETING
Por: Bruna Ferrari • 9/3/2016 • Trabalho acadêmico • 4.619 Palavras (19 Páginas) • 209 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se à um plano de marketing de uma específica empresa na área de construção civil de Lajeado/RS. Primeiramente foi apresentada a empresa, em seguida analisamos as partes do plano em que se refere aos módulos discutidos em aula. Análise de Mercado referente ao primeiro módulo e as Estratégias de Marketing, referido ao segundo, inclusive Preço, Praça, Produto e Promoção, afim de identificar e trabalhar o mercado ativo. Para chegar a um diagnóstico foram utilizadas duas metodologias de pesquisas, acadêmicas e artigos e também pesquisas de campo com entrevistas na própria empresa e semelhantes, ainda foram realizadas entrevistas pessoais com o cliente final, essa através de link virtual do Google Docs, onde a pessoa responde a pesquisa de sua casa ou trabalho.
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A empresa analisada é a Construtora Diamond, começou a escrever sua história em 1997 como empresa familiar, hoje é direcionada com as mãos de três irmãos. A Diamond é uma empreendedora da construção civil que tem pouco mais de 15 anos de mercado,com sede em Lajeado, já corresponde uma das principais construtoras do Vale do Taquari, como lema ela constrói realizações pessoais buscando excelência através dos seus empreendimentos.
A empresa possui bons índices de crescimento e aparentemente é a construtora que mais cresce no mercado atualmente, dentro das suas limitações físicas de localização, ela apresenta diferenciais de outras empresas do mesmo ramo oferecendo exclusividade ao seu cliente o que a deixa em uma posição confortável.
2. ANALISE AMBIENTAL
A análise do ambiente permite a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, que influenciam direta ou indiretamente na empresa e as afetam no cumprimento de sua missão. Todos os fatores podem ser ameaças ou mesmo oportunidades depende do olhar de cada empresa. Esses fatores são generalizados emmacroambiente (ambiente externo) e microambiente (ambiente interno).
Sun Tzu em seu livro “A arte da guerra” já dizia que, se conhecemos o inimigo (no caso o ambiente externo, a concorrência) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.
2.1 MACROAMBIENTE ou AMBIENTE EXTERNO
O ambiente externo envolve a influência positiva ou negativa a empresa e é composto pelos fornecedores, clientes, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e tecnológicos que representam ameaças ou oportunidades para a organização.
2.1.1 Fator demográfico: Ele mededireta e/ou indiretamente a influencia da população para empresa, o crescimento e densidade dela é altamente positivo, pois aumenta a procura pelo imóvel na mesma proporção. Nas cidades de Lajeado/RS e Estrela/RS onde a empresa tem seus maiores investimentos o crescimento de população foi 8,84% 6,25% respectivamente. Outro fator decisivo para a compra dos imóveis oferecidos são os maiores índices de população no ensino superior ou de pós-graduação, com faixa etária de 24 a 39 anos, seja por saírem da casa dos pais para estudar ou pela melhora de renda dos mesmos, muitos ainda residem na cidade e trabalham fora dela.
2.1.2 Fator econômico: Este é relacionado com a renda da população, os financiamentos, juros ou ainda inflação. Neste fator houve notável melhora para com o credito do cidadão, juros ou os financiamentos que ganharam estímulos federais e estaduais estão ao alcance de praticamente todos. O salário mínimo no país cresceu mais 470% desde os primeiros anos da empresa, ou seja a econômica cresceu com ele, o poder de compra das pessoas também. Para facilitar a aquisição dos imóveis, a construtora optou em disponibilizar financiamentos diretos, sem intermediários nas negociações, com uma taxa de juros variável, diminuindo assim a burocracia e aumentando a satisfação dos clientes.
2.1.3 Fator natural: Acessibilidade a recursos, energia, reservas, entre outros, são os fatores decisivos para uma boa ou ruim construção, no ramo dos empreendimentos atuais vale muito ter uma característica sustentável para sua edificação, conquista clientes mais exigentes e melhora o acabamento final do produto.
2.1.4 Fator tecnológico: A tecnologia e inovação constante é outra parte decisiva de um empreendimento civil, garante bons investimentos para melhores conquistas construtivas, outro avanço é a otimização do tempo, auxiliando em controle de resíduos ou menor número de erros na construção, agregando assim um valor sustentável ao projeto. A Construtora Diamond prima pela qualidade de seus empreendimentos, procura sempre inovar e investe em tecnologia para proporcionar mais conforto a seus clientes. Agora está com projetos de automação residencial, que é a aplicação de técnicas de automação para melhoria no conforto e segurança de residências e conjuntos habitacionais, tais como: controle de acesso por biometria, porteiro e portões eletrônicos, circuitos fechados de televisão, controle de luminosidade de ambientes, controle de umidade, temperatura e ar condicionado, etc.
2.1.5 Fator político: As novas demandas possuem alguns riscos, muitas empresas oferecem um padrão mais baixo de qualidade e conseguem muitos clientes pelo valor final de produto, onde acaba-se por se perder alguns clientes, que mais tarde ficarão insatisfeitos, mas as leis e o código do consumidor que estão em vigor nos traz melhor competitividade quanto a este quesito, onde garante a responsabilidade pelo produto oferecido e ganhamos confiabilidade por não apresentar nenhuma falha grave. Existem também as limitações que a legislação gera para com o projeto das construtoras, que controla toda a construção da obra e os custos finais.
2.1.6 Fator social: Valores sociais são importantes em todas as áreas, na construção civil não é diferente, aqui está o atendimento, a comunicação, a localização do imóvel, entre outros. Este pode mudar significativamente qualquer um dos outros fatores. A empresa procura investir também em ações sociais para melhorar o mundo em que está inserida, um bom exemplo, que fora planejado é a reforma em uma praça pública de Lajeado,
...