GESTÃO DE PESSOAS ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PRAOBRA
Por: lads091618 • 5/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.987 Palavras (8 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
LUCIANA ALVES DOS SANTOS
GESTÃO DE PESSOAS
ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PRAOBRA
JUINA/MT
2018
LUCIANA ALVES DOS SANTOS
GESTÃO DE PESSOAS
ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PRAOBRA
Projeto de Estágio Supervisionado do curso de Administração apresentado a Universidade Salgado de Oliveira como requisito parcial para aprovação no ESTÁGIO Supervisionado I.
Orientador : Profº: Jader Costa Mendes – Mat. 501030
JUINA/MT
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVO 4
2.1 Objetivos Específicos 4
3 REFERENCIAL TEÓRICO 5
3.1 A Evolução da Administração 5
3.2 Gestão de Pessoas 7
3.3 Atividades de Gestão de Pessoas 8
4 METODOLOGIA 9
5 CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado é uma complementação à formação universitária, de acordo com o período da graduação, o acadêmico tem a experiência com o espaço empresarial, aplicando os conhecimento teóricos. Para a empresa, essa prática é vantajosa, pois o estágio permite que acadêmicos possam agregar novos métodos de aprendizado e contribuir com as atividades da organização.
Atualmente as empresas enfrentam diversas situações na busca por profissionais qualificados para preenchimento de vagas em diversos setores da empresa.
A escassez da mão de obra é um dos principais motivos causadores dessa constante dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, o principal motivo é a falta de conhecimento técnico que, para muitas pessoas, torna-se o fator que impede o candidato de ser aprovado no momento da avaliação de desempenho ou até mesmo no momento da entrevista.
Esse é o maior desafio para o profissional que atua na área de Gestão de Pessoas, buscar profissionais para suprir a necessidade da empresa.
1 O PROBLEMA
Buscar profissionais para suprir a necessidade da empresa. Dentro dessa perspectiva, a problemática a ser trabalhada é esclarecer qual o principal trabalho do setor de gestão de pessoas dentro da organização estudada.
2 OBJETIVO
O objetivo desse estágio é praticar os conhecimentos teóricos e aplicar na empresa, contribuindo com o sucesso da organização. Todas as atividades do estágio serão realizadas no setor de RH da empresa PRAOBRA.
.
2.1 Objetivos Específicos
Conhecer os principais teóricos que discutem o setor de recursos humanos frente à organização.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
O setor de Recursos Humanos (RH) é discernida pelas empresas e pelos indivíduos que delas concernem. As instituições são constituídas de pessoas e baseiam se delas a fim de conseguir realizar suas metas e atingir sua missão. As empresas admitem que as pessoas consigam alcançar metas que nunca seriam obtidas somente com o interesse único, assim as organizações experimentam em conjunto uma união de sacrifícios (CHIAVENATO, 2009).
Atualmente se reconhece amplamente que as pessoas fazem a diferença em qualquer empresa, para tanto construíram várias técnicas, que contribuíram para a valorização do aprendizado contínuo, de modo a habilitar os colaboradores para que possam acompanhar as mudanças evolutivas das organizações.
Com base nestes fatos o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição de pessoas que a compõem, e a forma como estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, como serão mantidas num ambiente de trabalho e num clima organizacional adequado.
Diante disso, passou-se a valorizar e questionar a gestão de pessoas , como colaboradores não são componentes mecânicos os comportamentos no ambiente de trabalho não são previsíveis, portanto é impossível direcioná-los totalmente.
Neste sentido, este capítulo os fundamentos necessários para elaboração presente estudo.
3.1 A Evolução Administrativa
Para Maximiano (2000) no momento as organizações e a administração das mesmas estão em conjuntura muito diferente daquela de anos atrás. As principais diferenças: no século xx, a palavra chave era eficiência.
No final do século xx, a ordem era competitividade. A eficiência continua sendo uma preocupação dominante, como nos tempos de Taylor e Ford, mas por razões diferentes. Ainda é preciso fazer mais com menos recursos. No entanto, o problema das empresas, naquela época, era atender a um mercado crescente, em busca de produtos como automóveis telefones e eletricidade, dos quais haviam poucos fornecedores.
Lacombe (2003), destaca a escola de administração cientifica, como uma teoria baseada na divisão do trabalho em tarefas elementares e praticamente individuais, e na especialização das pessoas na execução das tarefas visando obter ganhos de produtividade.
Segundo o autor citado, a escola clássica é uma teoria que estabeleceu uma forma de administrar dando ênfase, a maneira correta de estabelecer a estrutura organizacional e as responsabilidades do administrador, por meio da compreensão precisa e metódica do trabalho.
...