GESTÃO DO CONHECIMENTO – Natura, Petrobrás e Indústria Automobilística.
Por: thiagoabonfim • 13/10/2016 • Artigo • 1.363 Palavras (6 Páginas) • 2.340 Visualizações
GESTÃO DO CONHECIMENTO – Natura, Petrobrás e Indústria automobilística.
Pode-se perceber após o estudo dos três casos que a implantação da Gestão do Conhecimento agregou mudanças muito importantes para cada organização.
No caso da Natura despertou a necessidade de fazer com que as informações circulassem dentro da empresa e que pudessem ser acessadas de forma mais ágil e rápida, para a Petrobrás viu-se necessário o desenvolvimento de um modelo conceitual que contemple o conhecimento organizacional como o cerne da Gestão do Conhecimento e para a empresa Gama viu-se a necessidade da mudança da área de RH para a Gestão de pessoas que se posiciona mais próxima dos níveis operacionais, e alterou a forma de conduzir as seleções e recrutamento, levando em consideração a capacidade do indivíduo de assimilar, gerar e transmitir conhecimento, levando em consideração o trabalhador como principal responsável pela Gestão do Conhecimento.
Podemos observar diferenças na implantação da Gestão do Conhecimento nas organizações estudadas, pois, para a Natura o foco principal foi o acesso ágil e prático a informação, através de um sistema que as informações pudessem ser acessadas e que permitisse um fluxo contínuo de atualização. Para a Petrobrás foi através da implantação de um modelo conceitual e para a Gama foi através da reestruturação da maneira de gerir as pessoas dentro da organização, dentro implantaram a Gestão do Conhecimento, porém devido as suas realidades e setores que estavam inseridas deram prioridades a processos diferentes, porém em todas percebemos a importância dada ao conhecimento.
Como a Gestão do Conhecimento é entendida pelas organizações estudadas?
Para a Natura a gestão do conhecimento é algo intrínseco, como pode ser visto no seu sistema de vendas por relações. A Natura entende a importância da Gestão do conhecimento em seu negócio e ao decorrer dos anos devidos as constantes mudanças e a necessidade de inovar, tem inovado sua forma de gerir o conhecimento.
Em 1992 já reconhecendo o valor e a importância da informação para a gestão do negócio a Natura implantou o 1° sistema virtual do país.
E em 2002 investiram em um moderno sistema estruturado de registro e disseminação interna da inteligência e após este sistema desenvolveu um portal de conhecimento reunindo conceitos, informações e registros. Este portal possibilitou a estruturação de um fluxo contínuo de atualização de seu conteúdo.
A Petrobrás acredita que através da gestão do conhecimento é que se consegue alcançar seus resultados financeiros, de produtividade e tecnologia
Para a Petrobrás o conhecimento deve ser visto como um ativo organizacional que facilita o processo de tomada de decisão, ao melhorar a sua qualidade e reduzir os fatores de risco.
- Tão importante como o conhecimento que se encontra documentado em relatórios, padrões ou procedimentos é o conhecimento acumulado pelos indivíduos em anos de experiência dentro e fora da Petrobrás.
- São os indivíduos que atuam no Sistema Petrobrás que efetivamente atuam na identificação, desenvolvimento, proteção e utilização dos ativos intangíveis da Petrobrás.
- O conhecimento acumulado é visto como um diferencial no momento da avaliação financeira das organizações pelo mercado.
- Toda iniciativa de Gestão do Conhecimento que for adotada e implementada por uma unidade organizacional do sistema Petrobrás deve estar alinhada com as normas de segurança da informação bem como com as orientações de recursos humanos e de tecnologia da informação.
Para a empresa Gama a Gestão do Conhecimento é entendida como um método para a adequação das competências dos profissionais, e para operacionalizá-la conta com figuras profissionais conhecidas como gestores do conhecimento, que têm a função estratégica de dar suporte às lideranças no desenvolvimento das competências dos funcionários e identificar a necessidade de desenvolvimento de especialistas, ou seja, funcionários da empresa que atuam como instrutores internos.
A empresa entende que para se manter atualizada no mercado internacional precisa que a sua mão-de-obra se mantenha em constante aprendizagem e geração de novos conhecimentos através da Gestão de Conhecimento.
Qual o objetivo da implantação da Gestão do Conhecimento?
O objetivo da Gestão do Conhecimento na Natura é o de disseminar as informações, é de que se tenha uma busca ágil e inteligente de dados e informações sintonizados com o contexto dos conceitos, crenças e valores da empresa e com a constante busca de inovação.
É proporcionar o acompanhamento do que de mais moderno e inovador está acontecendo no mundo.
O objetivo da implantação da Gestão do Conhecimento para a Petrobrás é de fortalecer as competências operacionais, gerenciais e tecnológicas e garantir a disseminação interna do conhecimento. Tem o objetivo de divulgar entre os profissionais de exploração e produção as experiências e melhores práticas da área.
Para a empresa Gama o objetivo é criar um ambiente de aprendizagem contínuo, estabelecendo condições para que as competências profissionais sejam desenvolvidas.
A organização entende que todo conhecimento se inicia no indivíduo e é transformado em conhecimento organizacional, portanto, o principal desafio é fazer com que o conhecimento pessoal esteja disponível para outros.
Tem como objetivo focar no desenvolvimento das competências dos líderes, inspetores de qualidade e tecnólogos,
...