GESTÃO EMPRESARIAL – EAD: Projeto Integrador III
Por: Maison Correia • 17/6/2019 • Trabalho acadêmico • 631 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
FATEC MAUÁ
GESTÃO EMPRESARIAL – EAD
Projeto Integrador III
MAUÁ
2019
MAISON DOS SANTOS CORREIA
Adequação dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho
decente* e da gestão da diversidade.
*conceito introduzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1999.
Trabalho apresentado como Projeto
Integrador do terceiro semestre do curso de
Tecnologia de Gestão EAD sob orientação
do Prof.a NIRLEI SANTOS DE LIMA
MAUÁ
2019
INTRODUÇÃO
Estão os novos modelos de organização se estruturando nos conceitos de trabalho decente e gestão da diversidade? Antes de responder a essa questão é necessário primeiro entender como estão estruturados tais conceitos.
O trabalho decente é aquele que proporciona ao empregado acesso a benefícios que lhe garantam uma vida digna. Tem como premissa uma remuneração adequada,equidade e segurança. A diversidade social é o conjunto das diferenças e dos valores compartilhados por todos os humanos em suas relações. Atualmente as organizações mostram-se muito preocupadas em adequar seus processos gerenciais através de práticas que levem a um desenvolvimento sustentável. O gerenciamento de uma organização precisa estar direcionada a garantir o bem estar social,equidade,saúde e segurança de todas as pessoas envolvidas em sua constituição.
O objetivo deste trabalho é abordar como as novas organizações estão atuando em relação ao tema trabalho decente e a gestão da diversidade social e como os processos gerenciais interferem nos temas. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica a partir de material disponível na internet para a confecção desse trabalho.
O trabalho decente e a gestão da diversidade
Segundo a OIT a promoção do trabalho decente é uma das vias mais poderosas de inclusão social,autonomia,dignidade e distribuição dos frutos do crescimento econômico,e as empresas têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais igualitária.
A diversidade tem sido um tema muito discutido nos últimos anos por empresas brasileiras,mas apesar dos avanços ainda persistem marcantes desigualdades no mercado de trabalho. A verdade é que além das questões de ética e de responsabilidade social a gestão da diversidade nas organizações vão além,trazendo benefícios para o negócio. A diversidade colabora para um melhor desempenho e fomenta a inovação nas empresas.
Num estudo realizado em 2016 pelo Instituto Ethos em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) baseado em dados coletados das 500 maiores empresas brasileiras conclui-se que embora as mulheres representem cerca de 51% da população brasileira,ocupam apenas 13,6% dos cargos de primeiro escalão. Foi constado também que apenas 6,3% dos gerentes e 4,7% dos executivos de alto escalão são negros.[...]
...