O Projeto Integrador III
Por: Érica Santos • 23/11/2019 • Relatório de pesquisa • 2.466 Palavras (10 Páginas) • 276 Visualizações
PARTE A:
Tema geral - 3º semestre: Adequação dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho decente e da gestão da diversidade
Questão específica da pesquisa: a) quais as deficiências nas relações de trabalho no que diz respeito à diversidade e do trabalho decente? b) como combatê-las e quais ferramentas podem ser utilizadas para tal? c) como implementar os conceitos de diversidade e trabalho decente nas organizações?
Objetivos: Identificar as deficiências nas relações de trabalho e apresentar ferramentas e soluções para a implementação dos conceitos de trabalho docente e gestão da diversidade nas organizações.
Justificativa: Para adequar os processos gerenciais à gestão da diversidade e do trabalho decente deve-se compreender a evolução da administração dentro das organizações e seu impacto direto nos trabalhadores.
Textos que embasam a pesquisa: 1. todos os textos norteadores iniciais
2. ANAU, R. Vital. Trabalho Decente: conceito histórico e proposta de ações - https://metodista.br/revistas/revista-ims/index.php/ReFAE/article/viewFile/2424/2455
3. PLANALTO. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 - www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
4. ETHOS, Instituto. Responsabilidade Social Empresarial nos Processos Gerenciais e nas Cadeias de Valor - https://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2012/12/05.pdf
5. INMETRO. Diretrizes sobre responsabilidade social - http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/iso26000.asp
6. JÚNIOR, VALDENOR. Como a tecnologia pode ajudar a combater a desigualdade de renda - http://mercadopopular.org/2014/12/como-tecnologia-pode-ajudar-combater-desigualdade-de-renda
7. ANPAD, 2007. A gestão da diversidade: uma questão de valorização ou de dissolução das diferenças - http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR-B3178.pdf
8. CNC. Cartilha emprego e trabalho decente - http://cnc.org.br/sites/default/files/arquivos/web_trabalho_decente.pdf
9. JACQUES, Caroline G - Trabalho decente, responsabilidade social focada em trabalhadores e as novas racionalidades da empresa - https://www.coloquioepistemologia.com.br/Apresentados%20+%20convidados%20+%20p.pub/ADE103.pdf
10. ONU Mulheres. Empoderamento econômico - http://www.onumulheres.org.br/areas-tematicas/empoderamento-economico/
11. MARQUES, José R. - Conheça o conceito de responsabilidade social empresarial (RSE) - http://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-o-conceito-de-responsabilidade-social-empresarial-rse/
12. DOMINICIANO, Carolina - Diversidade no ambiente de trabalho: por que é importante? -
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/diversidade-no-ambiente-de-trabalho/
INTRODUÇÃO
O conceito de trabalho decente introduzido pela Organização Internacional do Trabalho em 1999, junto com a Agenda Nacional do Trabalho Decente assinada em 2006 pelo governo brasileiro, trazem para o âmbito interno das organizações as discussões acerca da promoção da igualdade e diversidade.
A própria Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 5º caput já preconiza que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.
Em consonância com a referida constituição, o conceito de trabalho decente visa garantir ao indivíduo meios de superar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais, respeitar a dignidade humana e suas diversidades.
Mas para entender de que forma isso pode ocorrer dentro das organizações, deve-se entender o papel destas perante a sociedade e seus empregados.
Com a evolução da administração burocrática para a administração gerencial, o foco deixou de ser apenas o financeiro, e passou a se ter uma visão sistêmica da organização: o empregado passou a ser visto como peça fundamental para que todos os processos estratégicos da organização se convertam na forma de resultados.
Isso gerou maior valorização das camadas de base das empresas, e fez com que gerentes e administradores adotassem políticas que garantissem a satisfação do empregado enquanto este estivesse no recinto da empresa. Estes empregados agora são vistos como parceiros, colaboradores, que estão alinhados à visão da empresa e buscam o mesmo objetivo.
Porém, apesar deste crescente cenário de valorização e integração, existe uma perene e dura realidade onde esta ótica ainda permanece desconhecida e oculta para uma parcela da sociedade.
Não é incomum a prática de discriminação em razão de raça, gênero, condição social entre outras nas contratações e/ou promoções dentro das organizações.
O objetivo desta pesquisa é identificar as deficiências nas relações de trabalho e apresentar ferramentas e soluções para a implementação dos conceitos de trabalho docente e gestão da diversidade nas organizações, através das disciplinas contidas no terceiro semestre do curso de Gestão Empresarial EAD – Fatec Tatuí, como Gestão de Pessoas; Gestão de Marketing; Matemática Financeira; Organização, Sistemas e Métodos e Sistemas de Informação.
Alunos participantes:
Alessandro Prudente
Erica Pereira dos Santos
Laísa Renata Camargo
Monique Cristina Pereira Silva
PARTE B:
DESENVOLVIMENTO
A evolução dos processos gerencias trouxe uma maior responsabilidade social em relação a seus funcionários pois, foi através dessas mudanças que, a sociedade passou a ser vista como peça chave no desenvolvimento e crescimento das empresas.
De acordo com o Instituto Ethos, “responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os seus públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.
...