GOVERNO DO ESTADO DO ACRE SECRETARIA ESTADUAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TECNOLOGIA
Por: dinisz321 • 14/3/2019 • Tese • 804 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA ESTADUAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TECNOLOGIA
LOTAÇÃO: SECRETARIA DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TECNOLOGIA.
SERVIDOR: JEFTÉ CUNHA DE LIMA
Produção textual exigida como requisito de
Avaliação de conhecimentos para promoção da classe III para classe IV, conforme a Lei n° 3.230 de 15/03/2017 e o Decreto nº 8.638 de 16/03/2018.
Rio Branco – Acre, 14/03/2019
AS ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE TÉCNICO EM GESTÃO PÚBLICA, SUAS FUNÇÕES E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO PÚBLICA NO ESTADO DO ACRE
RESUMO
Trataremos sucintamente sobre a gestão pública, uma nova forma de administrar o Estado tendo como percussores os Técnicos em Gestão, que uma vez inseridos dentro dos órgãos públicos trouxeram um divisor de águas para o conceito do bem “atender ao público” assim como outras contribuições inovadoras ligadas a administração pública.
- INTRODUÇÃO
A Gestão Pública é um termo que designa um campo de conhecimento e de trabalho relacionada às organizações, cuja missão seja de interesse público. A Gestão Pública é a atividade da administração executada pelo Estado, através do Gestor Público, o qual é responsável por avaliar e aplicar políticas públicas em prol do interesse público.
Do ponto de vista histórico, a prática de desenvolvimento de políticas de qualidade na área da Gestão é recente, pois na história do Brasil, não houve essa preocupação com a população menos abastada. A gestão é um reflexo dessa mudança no pensamento e desenvolvimento da nossa política, defendendo os ideais do bem comum.
Do ponto de vista técnico, a Gestão pública colabora para o bom funcionamento das organizações, seja ela pública ou privada. Em qualquer dos casos, ela precisa de um bom profissional para gerenciar os recursos disponíveis da forma mais eficiente possível, sempre levando em consideração as questões legais dos seus atos.
- DESENVOLVIMENTO
Os Técnicos em Gestão Pública vêm desempenhando importantíssimo papel perante a administração pública no Estado do Acre.
Este cargo foi criado para suprir as necessidades da administração pública direta e indireta, a fim de otimizar esses serviços, que consiste, segundo a lei nº 3.230 de março de 2017, basicamente, em atividades burocráticas no exercício de atividades técnicas e administrativa, produção de redações e minutas, levantamento de dados para elaboração de relatórios estatísticos, bem como atividades de relevância na colaboração e execução de planos, programas, projetos, pesquisas, entre outras funções, que são exercidas de acordo com o órgão em que o servidor encontra-se lotado.
O cargo de Técnico em Gestão Pública exige formação mínima de Ensino Médio, apesar dessa mínima exigência, a maioria, são pessoas graduadas, que podem atuar em diversas funções, exercendo atividades de alta complexidade. Os Técnicos atuam com responsabilidade e, inclusive assumem cargo de chefias em sua maioria.
Observa-se que os Técnicos em Gestão Pública empenham-se no bom funcionamento e no aperfeiçoamento das ações necessárias de programas (fluxo de informação, acompanhamento contábil e orçamentário, política de qualificação de pessoal, contratação de empresas e serviços, bem como busca o aumento da produtividade: melhor aproveitamento de recursos financeiros, humanos, materiais e do tempo, sempre com o auxílio de um gestor de politicas públicas.
...