Gerenciamento de Custo - Apple Computer, 2006
Por: Jéssica Nascimento • 23/5/2016 • Trabalho acadêmico • 713 Palavras (3 Páginas) • 2.056 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Jéssica Maria Nascimento Ávila
Trabalho da disciplina Gerenciamento de Custo
Tutor: Prof. Marcelo Jose Pinho Barbosa
São Luís, MA
2016
Estudo de Caso:
Gerenciamento de Custo
Apple Computer, 2006
REFERÊNCIA:
YOFFIE, David B.; SLIND, Michael. Apple Computer, 2006. Harvard Business School. 708-P03, 2007.
A Apple Computer foi fundada no dia 1º de abril de 1976, por Steve Jobs e Steve Wozniak. Sua primeira criação foi um circuito impresso de computador que eles chamaram de Apple I. O Apple II foi lançado em 1978 e desencadeou uma revolução no mundo dos computadores, porém em 1981, quando a IBM entrou no mercado dos PCs, a participação da Apple no mercado caiu vertiginosamente, mesmo com a sua receita crescendo. Nem com a introdução do Macintosh em 1984, um grande avanço em termos de facilidade de uso, impediu a Apple de entrar em uma crise. E assim, em 1985, o conselho de administração afastou Jobs de seu papel operacional, o que o levou a deixar a empresa meses depois.
Estas mudanças deixaram John Sculley, CEO que a Apple havia recrutado da Pepsi-Cola em 1983, sozinho no comando. Com Sculley no comando, a Apple se tornou a empresa de PCs mais rentável do mundo. Segundo um analista, a maior parte dos usuários de PCs IBM e seus compatíveis 'aguentavam' suas máquinas, porém os clientes da Apple 'adoravam' seus Macs. E esta paixão pelo Mac permitiu à Apple vender seus produtos por um preço mais alto. Entretanto, como os preços dos compatíveis com o IBM PC baixaram, os Macs aparentaram estar muito caros. A partir de 1990 Sculley pretendeu tornar a Apple uma fabricante de computadores de baixo custo, atraentes para o mercado de consumo em grande escala., além de manter a dianteira tecnológica lançando "produtos que causam sensação" a cada período de 6 a 12 meses.
Em 1991 a pressão de preços atingiu a Apple e a empresa reduziu seu número de funcionários em 10%, além de terceirizar a maior parte de sua produção. Entretanto, estas ações não foram suficientes para sustentar a lucratividade da Apple. Em junho de 1993 Michael Spindler foi nomeado o novo CEO. Porém a reviravolta da Apple só começou a acontecer a partir da volta de Steve Jobs para a Apple em 1997.
Com Steve Jobs de volta, a Apple continuava suas ações de reestruturação reduzindo o quadro de pessoal, fechando fábricas e terceirizando tarefas de fabricação. Em novembro de 1997, a Apple lançou, pela primeira vez, um site Web para vender seus produtos diretamente ao consumidor. Em 2001, a loja on-line da Apple foi responsável por 40% do volume total de vendas da empresa. Em novembro desse mesmo ano a Apple lançou o iPod, um reprodutor portátil de música digital baseado no padrão de compressão MP3. Cinco anos depois ela oferecia uma linha completa de MP3 players. O iPod tinha muitas coisas a seu favor: alta capacidade de armazenamento, design de linhas elegantes e funcionalidade atraente, o que o tornou um "ícone da Era Digital". No final de 2005, a Apple havia vendido 42 milhões de iPods e alegava-se que este dispositivo detinha 75% do mercado norte-americano de reprodutores portáteis de música. A Apple anunciou um volume de vendas por volta de US$ 900 milhões relacionados com serviços e acessórios para iPod no ano de 2005. Ela também informou que 30% de todos os carros novos nos EUA viriam com sistemas de áudio compatíveis com o iPod.
...