Gestor de empresas
Por: wandersonarataka • 4/6/2015 • Dissertação • 1.483 Palavras (6 Páginas) • 217 Visualizações
2 - PRINCIPAIS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM GESTOR DE SUCESSO
Seja empresas grandes ou não um gestor precisa ter inúmeras habilidades para lidar com os desafios que surgem no dia a dia da companhia, desde gerir equipes e mantê-las motivadas até garantir um crescimento significativo para alcançar boa competitividade no mercado.
Para ser um gestor de sucesso o profissional precisa ter as seguintes habilidades:
1 – Adaptabilidade: Necessário que o gestor se adapte ao ambiente de qualquer empresa que ele possa a vir trabalhar e terá que saber se comunicar com qualquer tipo de pessoa.
2 – Sensibilidade nas Situações: Ele terá que ter a habilidade de perceber as particularidades de cada situação ou pessoa, além de suas tendências futuras.
3 – Interatividade: O gestor precisa conhecer a equipe que tem, procurar manter um bom relacionamento com todos os membros e se cercar com pessoas confiáveis e fazer com que ela se espelhe no chefe que tem. Conhecendo sua equipe ele é capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveita-las ao máximo. Porém ele precisa ter sabedoria de conduzir seus subordinados e dar exemplo, um bom líder é o que trabalha junto com a equipe, inventiva e valoriza o esforço de cada um.
4 – Polivalência: É uma das habilidades mais importantes de um gestor, pois requer conhecimento e experiência; um gestor polivalente é capaz de administrar qualquer setor dentro da empresa, os melhores gestores são aqueles que já passaram por varias áreas distintas de uma empresa e souberam extrair o melhor de cada experiência.
5 – Ponderação: O líder se depara com gestões complexas durante sua gestão; demitir pessoas, reduzir custos e inovar serviços são um dos exemplos que passam pelo cotidiano de um gestor, são decisões que mudam o rumo da companhia e às vezes o destino das pessoas envolvidas. Portanto é necessário que o gestor saiba ponderar as melhores alternativas em cada momento, procurando sempre o melhor resultado para ele, para a companhia e os demais envolvidos.
Habilidade para um gestor de sucesso, é necessário ser o responsável por comandar uma empresa nunca foi uma tarefa fácil, pois ela requer muitas habilidades que o gestor precisa ter para conseguir obter seu sucesso profissional alinhado com o crescimento da empresa. Muitos desafios estão presentes no dia-a-dia do gestor, dentre eles temos desde conseguir comandar uma equipe e deixá-la motivada para conseguir fazer seu trabalho bem feito, até traçar o planejamento que a empresa deve seguir no sentido de mercado.
3 – CONCEITOS DE EMPRESA, EMPRESÁRIO E GESTOR
Toda empresa trata-se de uma entidade integrada por elementos técnicos e humanos, que tem por objetivos de obter suas participações no mercado seja de bens ou serviços, ou seja, tudo que se faz um fator produtivo direto ou indiretamente.
3.1 – CONCEITOS DE EMPRESAS
As empresas enquadram-se de acordo com sua atividade, como por exemplo, as que tiram recursos da natureza sendo chamada de empresa do setor primário. Já as empresas de construção civil e indústria dedicada à transformação de matéria prima são empresas segundarias e as de prestação de serviços e o comercio são as empresas do setor terciário.
As entidades também podem ser classificadas também de acordo com o seu capital onde estas nas mãos de pessoas particulares no caso de empresas privadas, as que são controladas pelo estado no caso de empresa publicam, e por fim temos as empresas de autogestão onde todo o capital investido é dos trabalhadores que executam as tarefas como um todo.
Por final concluímos que todo o conceito de empresas é uma ciência social dedicada ao estudo das entidades, analisando assim como seus recursos, processos e resultados são geridos para um resultado positivo.
3.2 – EMPRESÁRIOS
Empresário é a pessoa que exercita profissionalmente a atividade economicamente organizada, visando à produção ou circulação de bens ou serviço para o mercado.
De acordo com Gutton (1961) empresário é aquele que detém a propriedade dos bens de produção, gozando diretamente ou por meio de seus representantes. O exercício profissional do empresário se refere a três pontos básicos: habitualidade, pessoalidade e a informação.
Habitualidade - Exercer as atividades de modo contínuo, não episódico ou nem esporádico;
Pessoalidade - Obrigatoriedade para a contratação de empregados para a circulação de bens e serviços.
Informação - O empresário é obrigado a conhecer os bens e serviços que oferece ao mercado bem como, informar aos possíveis consumidores devidamente. Cabe ao empresário também, articular capital, mão de obra, insumos e tecnologias visando a lucro, mesmo que esteja o objetivo para alcançar outros objetivos.
3.3 - GESTOR
Compete a um Gestor, a execução das tarefas propostas pela organização é a pessoa que interpreta os objetivos propostos pela organização através de planejamento, organização e liderança ou direção e do controle de verificação. Desenvolvem planos estratégicos e operacionais que julga ser mais eficazes. Concebe as estruturas, estabelece as regras políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos. E, por fim programa e coordena a execução através de um tipo de comando ou liderança.
Sua aplicação é mais intelectual que operacional.
Em termos hierárquicos os gestores são divididos em:
Gestores de topo;
Gestores intermédios;
Gestores de linha ou supervisores.
4 – PORQUE AS EMPRESAS SÃO CONSIDERADAS SISTEMAS ABERTO?
As empresas são consideradas sistemas abertos, porque possuem em seu processo entradas e saídas com o seu ambiente operacional. O relacionamento dinâmico com seu ambiente faz com que seja visualizada desta forma. Isto acontece porque possuem entradas e saídas.
Exemplo.
Entradas acontecem quando recebem vários insumos, transformando-os através de um processo produtivo, fazendo com que o produto ou serviço esteja à disposição para o fornecimento, ou exportação, isto consiste na saída.
Os sistemas abertos necessitam
...