Gestão de Estoque: Um Estudo de Caso na Empresa Trigomel
Por: jaimirgalvao • 2/10/2020 • Monografia • 6.116 Palavras (25 Páginas) • 218 Visualizações
2. TEMA
Gestão de Estoque: um estudo de caso na empresa Trigomel.
3. DELIMITAÇÃO DO TEMA
A gestão de estoques nos supermercados no Brasil foi, durante muito tempo, relegada a um segundo plano nas preocupações de seus gestores . Antes da época inflacionária, em virtude da quase inexistência de grandes redes de supermercados e, portanto, pouquíssima competição, a maioria das lojas era gerenciada por seus proprietários e estes executavam a gestão de seus negócios utilizando sua experiência prática. Faziam reposição de mercadorias ou compra dos itens novos quando visitados por representantes dos fornecedores, definindo quantidades a comprar de maneira empírica.
Durante os 35 anos em que a inflação moldou a prática de gestão, apesar de começarem a aparecer grandes supermercados individuais e algumas redes, a gestão dos estoques não era uma preocupação muito grande pelo fato que ter estoque era garantia de valorização do dinheiro investido.
Nesta última década três fatos começam a influenciar os administradores das empresas para que eles passem a dedicar maior atenção aos estoques e compras. O primeiro fato foi a redução das taxas de inflação, havendo anos em que esta taxa anualizada não passou de um dígito, levou os executivos a perceber que investir em estoques não era mais uma atividade lucrativa já que estes não mais se valorizavam com a subida dos preços das tabelas dos fornecedores, como na época inflacionária. O segundo fato foi o surgimento de sistemas computadorizados de gestão empresarial, já mais adaptados ao ambiente de varejo, que possuem parâmetros e algoritmos de cálculo das quantidades a comprar das mercadorias comercializadas. Tais sistemas obrigaram a que os profissionais de compras e, mais recentemente, de logística, começassem a se interessar em aprender as técnicas de planejamento de estoques e passassem a estabelecer políticas de gestão das mercadorias de maneira mais científica. O terceiro fato foi o aumento da competição em boa parte promovido pela entrada dos primeiros grandes grupos de varejo internacional no mercado brasileiro. Estas empresas passaram a ocupar fatias de mercado das empresas brasileiras forçando a rápida melhoria dos métodos de gestão destas, mormente na área de estoques.
Além disso, o aumento do número de lançamento de produtos por parte das indústrias tornando a problemática de planejar as compras cada vez mais complexa, o início do novo formato de negócio através das vendas pela Internet, e a necessidade de competir pela preferência de um consumidor cada dia mais exigente, tornaram o assunto de gestão dos estoques e das compras cruciais para a sobrevivência do ramo do varejo.
4. PROBLEMATIZAÇÃO
Como a Gestão de Estoque proporciona uma melhor realização dos serviços da empresa Trigomel ?
5. VARIÁVEIS
- Variáveis Dependentes
Serviços da Trigomel
5.2 Variáveis Independentes
- Planejamento de compras;
- Controle interno de estoque;
- Gestão de estoque.
6. OBJETIVOS
6.1 Geral
Estudar o gerenciamento interno do estoque e avaliar a gestão de compras na empresa Trigomel, buscando a minimização do capital investido e a satisfação dos clientes.
6.2 Específicos
- Avaliar o planejamento de compras;
- Avaliar o controle interno de estoque;
- Verificar a gestão de estoques.
7. JUSTIFICATIVA
A Gestão de Estoque é importante para o atendimento das necessidades dos clientes internos e externos. As empresas devem ter um estoque bem administrado, sem excessos ou desperdícios e este trabalho tem como finalidade contribuir para criação de um controle de estoque eficiente, tendo em vista que não existe um equilíbrio na aquisição e distribuição dos materiais estocados na Trigomel; auxiliar no gerenciamento de estoque de forma eficaz e econômica, minimizando os erros e as perdas e, sobretudo manter um estoque mínimo.
A Gestão de Estoque contribuirá para atender com excelência aos funcionários e clientes afim de que estes se satisfaçam e com isso aumente a eficiência e credibilidade da empresa.
8. METODOLOGIA
8.1 Delineamento da Pesquisa.
A pesquisa exploratória com base no método indutivo será utilizada nesse projeto para definir os objetivos e obter um maior conhecimento sobre o problema, explorando-o e gerando idéias a serem estudadas de maneira mais profunda. A partir daí utilizaremos as pesquisas quantitativa e qualitativa que serão trabalhadas juntas. A primeira será utilizada para detectar a precisão da entrevista e a segunda, indicará os problemas que a pesquisa tem como objetivo analisar.
Na elaboração do questionário utilizaremos entrevistas pessoais que será aplicada pelo pesquisador do projeto à empresa estudada. Será realizado um estudo de caso que a partir dos dados obtidos com a realização do questionário serão analisados.
Nesse questionário será verificado se houve algum melhoramento na realização dos serviços, e também, se houve aumento na agilidade da prestação dos mesmos.
8.2 Definição da área ou população-alvo do estudo.
O questionário será respondido pela empresa Trigomel da cidade de Vitória da Conquista- Ba. Por seu proprietário e funcionários encarregados pela área de controle de estoque. Para uma maior precisão dos dados será verificada qual o universo dos clientes atuais e realizará uma amostra de 10% para os mesmos responderem aos questionários. Os dados coletados serão posteriormente elaborados, analisados, interpretados e representados graficamente. Depois será feita a discussão dos resultados da pesquisa, com base na análise e interpretação.
8.3 A Coleta das informações.
A entrevista será realizada com questões objetivas e subjetivas para uma maior análise dos dados. Esse roteiro será formulado de acordo com os objetivos que se pretende avaliar, utilizando questões que sejam de fácil entendimento para os respondentes. O público utilizado para responder aos questionários será pré-estabelecido, e a entrevista será previamente marcada para não tomar muito tempo dos respondentes. Através da coleta dos dados, será mostrado ao interlocutor que ele obterá um retorno produtivo decorrente de suas informações.
...