Gestão de Qualidade
Tese: Gestão de Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiarpo • 2/10/2013 • Tese • 570 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Gestão de Qualidade
Qualidade por setores
1. Introdução.
O conceito de qualidade nasceu voltado à indústria, mas expandiu-se para os mais diversos setores, como agricultura e serviços, por exemplo.
2. Qualidade na agricultura.
Atualmente é entendido por qualidade, como um requisito por qualidade onde temos que produzir mais e melhor, para atender e até superar as expectativas do cliente. Porém para muitos clientes estas expectativas envolvem “preços”, então produzir com qualidade irá implicar em produzir com o menor custo.
Será que tais conceitos podem ser aplicados para o setor da agricultura, cuja produção tem conhecimento que depende apenas de condições climáticas?
Segundo um alemão chamado Heinrich Eduard Jacob que publicou a obra “Seis mil anos de pão” ele relata que em 1850 eram necessários 4,5 hs de trabalhos para produzir um alqueire de milho ao passo que em 1940 levava-se apenas 16 minutos.
Desde a invenção das primeiras máquinas agrícolas e fertilizantes no final do século XIX, até chegarmos á tecnologia das lavouras mecanizadas e a manipulação genética nos grãos transgênicos, tivemos inegáveis avanços na produção agrícola.
Avanços estes que foram construídos ao longo dos anos, com muita pesquisa e trabalho visando à qualidade das produções. Grandes safras, mas também resistente a pragas, transportes mais adequados, de redução de perdas e muitas outras coisas que envolvem a otimização do setor produtivo agrícola.
3. Exemplos de Certificação/Gestão de qualidade
Um dos “selos de qualidade” mais antigos do Brasil é usado no setor de pecuária é Carimbo do Sistema de Inspeção Federal (SIF) desde 1915
Outro exemplo de certificação bem conhecida do consumidor brasileiro é o selo de pureza da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
Selo de produto orgânico, conferido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg).
O selo (PIF) Produção Integrada de Frutas é outro selo em prol da qualidade da produção agrícola, lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa) em parceria com o Imetro. Que é um conjunto de diretrizes e normas para a produção de frutas, que considera aspectos relativos ao produto: sabor, aroma, textura, valores nutricionais, bem como sustentabilidade econômica e ambiental etc.
A Positivo Informática, conta com fornecedores que são escolhidos conforme normas da empresa que usa critérios ambientais preponderantes, com foco na capacidade destes em oferecer materiais recicláveis, menos agressivos ao meio ambiente e que atendam as diretrizes da RoHS (Restrição de Certas Substâncias Perigosas).
Em 2008 a Positivo Informática conseguiu dois feitos:
✓ Constituiu uma cadeia de fornecedores de processos - em especial, das placas-mãe - 100% livre do chumbo;
✓ Iniciou auditoria nos prestadores de
...