Gestão de desempenho
Por: anaclouzada • 4/9/2017 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – CAMPUS ABAETETUBA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
DOCENTE: PROFa DRa OLIVIA MISAE KATO
DISCENTE: ANA CAROLINE LOUZADA
RESENHA: GESTÃO DE DESEMPENHO
Em uma organização, é de grande importância analisar a postura profissional de um colaborador, bem como seu conhecimento técnico e a sua relação com os colegas de trabalho, e um método que possibilita essa análise é a avaliação de desempenho organizacional.
A avaliação de desempenho visa a análise da performance individual ou de um grupo de funcionários em uma organização, onde há identificação, diagnóstico e análise do comportamento dos mesmos, além de sinalizar se as práticas de gestão de pessoas estão adequadas ou não. Grande parte das organizações promove a avaliação do desempenho apenas uma vez por ano, sendo que o mais adequado seria o desenvolvimento de uma cultura que reforce a avaliação contínua.
Para isso, é necessário que cada organização construa uma metodologia que se adeque a suas características e necessidades. Existem vários métodos para realizar a avaliação de desempenho dos funcionários de uma empresa, tais como: observação direta, entrevistas, incidentes críticos, escalas gráficas, escolha forçada, avaliação 360 graus, auto avaliação, entre outras. No entanto, todas apresentam vantagens de desvantagens.
A Avaliação 360 graus é usada pela maioria das organizações por ser mais adequada para situar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa, facilitando o alcance de seus objetivos estratégicos. A rede de avaliação de cada colaborador deve ser comporta por indivíduos com os quais ele mantém uma frequente interação profissional. No resultado final da Avaliação 360 graus, existem as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário. Vale ressaltar que o avaliador não pode deixar que circunstâncias pessoais venham influenciar no momento de avaliar o desempenho de um colaborador.
Portanto, manter a avaliação de desempenho em uma organização pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas de uma organização, seja qual for o seu tamanho. Com ela, é possível melhorar o clima de trabalho, investir em treinamentos de seus colaboradores e fazê-los trabalhar de forma mais eficiente melhorando a produtividade, entre outras vantagens. Quando uma equipe é avaliada de forma satisfatória, o benefício vem para todos que a compõem.
...