Gestão de frotas
Por: logna • 10/8/2016 • Trabalho acadêmico • 2.254 Palavras (10 Páginas) • 439 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO TRIÂNGULO MINEIRO – Campus Uberlândia
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
ALICE MARIANA REIS
CLEUBER CÂNDIDO DA SILVA
DEIVID BORGES RIBEIRO
HENRIQUE SAVOY COSTA
MARIA LUIZA FREITAS LEMES
MATEUS RODRIGUES MOREIRA
NAIARA RESENDE CAVALARO
GESTÃO DE FROTAS
SUBSTITUIÇÃO DE VEÍCULOS – PERÍODO ANUAL
UBERLÂNDIA – MG
2016[pic 2]
ALICE MARIANA REIS
CLEUBER CÂNDIDO DA SILVA
DEIVID BORGES RIBEIRO
HENRIQUE SAVOY COSTA
MARIA LUIZA FREITAS LEMES
MATEUS RODRIGUES MOREIRA
NAIARA RESENDE CAVALARO
GESTÃO DE FROTAS
SUBSTITUIÇÃO DE VEÍCULOS – PERÍODO ANUAL
Trabalho realizado para determinar se a vida econômica da frota de cinco pá-carregadeiras pertencente a uma empresa não especificada está próxima de ser alcançada ou se já foi ultrapassada através métodos CAUE medindo a periodicidade total anual, e CAUE total. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Orientador: Bruno Roberto Martins Arantes
UBERLÂNDIA – MG[pic 3]
2016[pic 4]
ALICE MARIANA REIS
CLEUBER CÂNDIDO DA SILVA
DEIVID BORGES RIBEIRO
HENRIQUE COSTA SAVOY
MARIA LUIZA FREITAS LEMES
MATEUS RODRIGUES MOREIRA
NAIARA RESENDE CAVALARO
GESTÃO DE FROTAS
SUBSTITUIÇÃO DE VEÍCULOS – PERÍODO ANUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Logística da matéria Gestão de Frotas na Instituição Federal do Triângulo Mineiro, que foi avaliado e aprovado pelo professor examinador, em __/__/__.
[pic 5]
Prof. Bruno Roberto Martins Arantes - Orientador
Lista de Tabelas
Tabela 1 - Valores de mercado da pá-carregadeira PC-050 ao final de cada semestre (R$). 9
Tabela 2 - Gastos com a pá-carregadeira PC-050 (R$). 9
Tabela 3 - Cálculo CAUEt– Pá-carregadeira PC-050.. 11
Tabela 4 - Cálculo CAUEt– Pá-carregadeira PC-050.. 12
Lista de Ilustrações
Imagem 1: Exemplo de software de roteirização.. 6
Imagem 2: Exemplo de dimensionamento de frotas.......................................................7
[pic 6]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 O CASO EM ESTUDO
3 METODOLOGIA
4 RESULTADOS
5 CONCLUSÃO
6 REFERÊNCIAS
[pic 7]
1 INTRODUÇÃO
O termo gestão de frotas representa a atividade de reger, administrar ou gerenciar um conjunto de veículos pertencentes a uma mesma empresa. Esta tarefa tem uma abrangência bastante ampla e envolve diferentes serviços, como dimensionamento, especificação de equipamentos, roteirização, custos, manutenção e renovação de veículos, entre outros (VALENTE,2011).
Há um ditado popular, que fala “se está na mão, veio de caminhão”, portanto em todo produto consumido ou serviço prestado tem necessariamente que depender de algum veículo, seja ele transporte ou suporte.
A gestão de frotas é um ramo de conhecimento extenso, de grande aplicação e suma importância na economia do nosso país, tendo em vista que a matriz de transportes do nosso país é fortemente apoiada no transporte rodoviário. Uma correta gestão de uma frota contribui para o aumento da produtividade, da competitividade e por consequência do PIB do país como um todo.
Ela é usada para gerir os custos, de forma a compor o preço do frete cobrado por esses veículos, ou mesmo o valor de produtos que dependeram de veículos ou equipamentos da sua fabricação até a venda ao consumidor final, como por exemplo uma empilhadeira, em uma fábrica. O custo de operação dela precisa ser mensurado para poder compor o custo a ser repassado no preço dos produtos fabricados. Outro exemplo que se dá, na prestação de serviços é um veículo de apoio, como uma van ou carro para transporte de equipamentos e profissionais, deve ter seu custo mensurado também para cobrar o preço do serviço prestado. A gestão de frotas é um ramo de conhecimento extenso, de grande aplicação e suma importância na economia do nosso país, tendo em vista que a matriz de transportes do nosso país é fortemente apoiada no transporte rodoviário. Uma correta gestão de uma frota contribui para o aumento da produtividade, da competitividade e por consequência do PIB do país como um todo.
Foi possível entender durante a disciplina, que para a ação de uma logística eficaz, é necessário o conhecimento de métodos reconhecidos de roteirização. O mercado disponibiliza opções de softwares de roteirização que definem as rotas de maneira rápida e segura, com alto nível de qualidade e alavancando todo o processo. Essas ferramentas proporcionam ganhos na performance operacional e satisfazem a exigência da adoção contínua de novas tecnologias, necessária para que a empresa se mantenha em um nível de competitividade aceito pelo mercado.
Durante o estudo da disciplina, foi abordado o método de Clarke e Wright para roteirização de frotas, onde a rota é definida a partir da economia de distância e consiste em utilizar o menor número de veículos possível para atender os clientes, com menor tempo possível, considerando a distância entre os pontos de entrega. A aplicação desse método em sala fez com que os alunos vivenciassem de forma prática a importância da roteirização e os ganhos que ela proporciona.
Imagem 1: Exemplo de software de roteirização. [pic 8]
...