Gestão operacional
Por: Delma Gomes • 19/12/2015 • Trabalho acadêmico • 992 Palavras (4 Páginas) • 322 Visualizações
AD1
Gestão Operacional
Gestão em Administração Pública
Respostas às questões
1 – O PEAC é um modelo que engloba quatro etapas: planejamento, execução, avaliação e controle. No planejamento são definidas metas, técnicas e ferramentas para que a execução tenha êxito. Já a execução faz-se como a etapa de efetuar as atividades ora planejadas, sendo gerados produtos ou resultados. Na etapa de avaliação é realizado um ponto comparativo, com um olhar apurado aos desvios e identificando as causas que os levaram, podendo nesta etapa ser emergidas opções para que tudo venha a ocorrer como pré-determinado. Por último, o controle faz como uma etapa de largo espectro, pois nele há um olhar amplo para retificar disfunções emergidas na avaliação, trazendo revisão ao planejamento e execução.
2- Conforme apontado no material acadêmico, base de nossos estudos: “Gestão Operacional está configurada como um espaço integrador das competências que um gestor público deve possuir para exercer uma efetiva gestão da prestação de serviços públicos, por um órgão do Estado ou mesmo por uma entidade não estatal.” in verbis (Pag. 18 – Unidade I).
3- Os três ciclos podem ser assim identificados: políticas públicas; gestão de planos e programas; e gestão das ações operacionais.
4- Inicialmente, há uma maior disponibilização de atenção à formulação e implementação de políticas públicas, pois há grande desafio à viabilização do processo de gênese de instrumentos, que servirão como base a essa implementação. Igualmente, devemos trazer à baila a considerável oscilação no nível de institucionalização no serviço público, haja vista que somente os municípios são obrigados a ter Plano Diretor. Assim, uma maior integralização dos sistemas de informação, com atenção especial aos pontos críticos dos processos, poderia, e muito, minorar a dificuldade de institucionalização no processo de prestação de serviços públicos.
5- Os impactos, fundamentalmente, são que no ciclo de políticas públicas, se este vier a apresentar falhas, um reexame, comumente, interliga-se aos planos e programas e não ao conjunto de programas, ou seja, como um todo. Por fim, o ciclo de planos e programas possui maior impacto à Gestão Operacional, haja vista que este ciclo possui um maior grau de institucionalização, concedendo base sólida para que o gestor possa executar suas atividades.
6- A mudança e a alternância de governos na esfera privada são latentes, e tendo em mente que o ciclo de formulação e implementação exige um grande período, é fadado este ser descontinuado com a mudança de governo, podendo assim pausar aquilo que foi pré-determinado.
7 – Porque é exatamente o ciclo que trabalha com o orçamento público, que por ventura exige um rígido e tenaz controle financeiro, a dado exemplo, Auditorias, Controladorias, Tribunais de Contas, etc. Assim esse detalhamento, para que erros sejam minorados, precisa de grande dispensa de dedicação, impactando diretamente a gestão operacional.
8 – As descrições são:
Etapas de ciclo: basicamente esta etapa está em constante eminência, devido à grande pressão que o contribuinte exerce, no tópico de exigir seus direitos, uma vez que o mesmo vai se apropriando, gradativamente, de seus direitos e garantias.
Modelo de gestão: ciclo de ordenação antecipada e que se interliga robustamente aos controles.
Indicadores de institucionalização: etapa envolta pela burocracia, podendo emergir a observação na gestão operacional.
Processos decisórios: interliga-se a racionalidade e discricionariedade, insertas para com o gestor público.
Sistemas de informação: demonstram-se como subsídios, alimentando com informações e dando apoio as etapas descritas.
9 – Preambularmente é uma etapa de suma importância, pois ações corretivas e preventivas podem ser implementadas e decididas, para que essas sejam disponibilizadas qualitativamente aos seus usuários. Cabe lembrar que a responsabilidade que o gestor público deve ter com os recursos são maximizados em comparação com o setor privado, já que se trata do dinheiro de todos, em suma, o coletivo está acima do particular. Portanto o controle é ponto fundamental para que impactos negativos não emirjam e para que as ações benéficas tenham pleno êxito.
...