Homem e Mulher Negros no Mercado de Trabalho
Por: guerra1984 • 13/5/2016 • Trabalho acadêmico • 327 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
É necessária a reformulação de políticas públicas voltadas para a inserção do homem e mulher negros junto a sociedade brasileira, para garantir o princípio de igualdade independente da cor, gênero ou posição social. De fato o Brasil sendo considerado por diversos órgãos internacionais como o país das desigualdades, tem uma discrepante diferença ao se tratar da alocação social do homem e da mulher negros em que, a resultante de baixos salário, pouco acesso a educação e discriminação racial é a não inserção do negro na sociedade brasileira.
A história do homem e mulher negros no Brasil está manchada por desrespeito aos direitos humanos e a cultura negra, em que trazidos por navios mercantes para o Brasil eram submetidos a trabalhos forçado e ainda vendidos como objetos, em total negligência aos princípios morais de qualquer ser humano. No caso das mulheres negras a situação ainda se agrava quando a violência sexual realizada pelo homem branco, resultando em uma cultura missigenada, no entanto sem o somatório cultural, uma vez que os filhos gerados destes relacionamentos ou retornavam para a escravidão ou eram ignorados como possibilidade de desenvolvimento social.
A abolição da escravatura em 1888, por meio da princesa Isabel, ao assinar a lei Áurea, pondo um fim ao tratamento desumano dado a raça negra resultou na formalidade de garantias legais. No entanto a garantia de direito dada ao negro a ser um homem livre e cidadão brasileiro não compreendeu o princíprio de igualdade, nem os mais de trezentos anos de escravidão em que as politicas sociais não se preocuparam com a inserção do negro na sociedade de forma a possibilitar o acesso a educação, moradia, saúde e necessidades básical.
Os reflexos da negligência governamental junto aos negros são perceptivos ainda hoje, em tempos de aceitação de diferenças em que mesmo desempenhando funções semelhantes pode-se observar diferênças salariais...
...