IFRS International Financial Reporting Standards
Por: Esmecullen1 • 7/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 740 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
IFRS
A Fundação IFRS - International Financial Reporting Standards – que, em português, quer dizer Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade, diz respeito às normas desenvolvidas pelo Conselho de Normas Contábeis Internacionais (IASB), com o objetivo de criar normas e padrões contábeis únicos para melhorar o entendimento em relação às informações financeiras e, assim, facilitar a troca de informações internacionais. Com a aplicação do IFRS, fica mais fácil para que as empresas avaliem o sistema financeiro de outras, observando, assim, seu desenvolvimento econômico e buscando oportunidades de investir ou não em determinadas empresas.
A IASB tem tentando incentivar várias outras empresas a aderirem esse padrão. Como uma das medidas, foi aberto, no ano de 2012 um escritório da Fundação IFRS em Tóquio, para atender os continentes da Ásia e da Oceania, prestando assistência e auxiliando as empresas que já adotaram ou planejam adotar o IFRS.
Ás vezes harmonização é associada incorretamente à padronização. Para o autor, a harmonização busca reduzir as diferenças, respeitando as características de cada país, enquanto a padronização busca unificar os padrões, não admitindo flexibilidade.
No ano de 1973, entidades de contabilidade de 10 países (Austrália, Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América, França, Irlanda, Japão, México, Holanda e Grã-Bretanha), criaram um comitê sem fins lucrativos chamado de Comitê de Normas Contábeis Internacionais - IASC, com o objetivo de criar um novo padrão de normas contábeis que pudesse ser aceito por todo o mundo. As primeiras publicações contábeis feitas pela IASC foram chamadas de Normas Internacionais de Contabilidade (IAS). Ainda existem várias normas vigentes, mas houve alterações com o passar do tempo. No ano de 1977, foi criado o Comitê Permanente de Interpretações (SIC), com o objetivo de tirar as dúvidas a respeito da interpretação das normas.
Substituindo a IASC, foi criado, em abril de 2001, o Conselho de Normas Contábeis Internacionais (IASB), destinando - se a estudos de padrões contábeis, assumindo as responsabilidades técnicas de criar, atualizar ou modificar as Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade - IFRS, conhecido antigamente como IAS, tendo por objetivo desenvolver um sistema único de padrões contábeis, para serem aceitos e usados mundialmente. Em dezembro do mesmo ano, o nome do SIC foi mudado para Comitê de Interpretação de Relatórios Financeiros Internacional (IFRIC). A partir do ano de 2002, o IFRIC passou a ser responsável pelas interpretaçõesdas normas.
Em 2004, o IASB publicou várias normas do IFRS e, dentre elas, foi criada a norma IFRS 1, que estabelece os procedimentos a serem tomados para adoção do IFRS pela primeira vez, para elaboração das demonstrações contábeis. No ano seguinte, tornou-se obrigatório que as empresas europeias, ao fazerem suas demonstrações financeiras, adotassem as normas do IFRS.
Devido ao crescimento da globalização e à expansão dos mercados mundiais, as organizações passaram a ter a necessidade de expor ao mundo as informações, de forma que essas possam ser interpretadas corretamente em qualquer lugar do mundo. Por isso, surgiram os padrões contábeis
...