IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S
Por: Gisele Kelser Teixeira • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.936 Palavras (8 Páginas) • 164 Visualizações
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S
Com a alta competitividade no mercado e a exigência do consumidor cada vez maior faz com que as empresas busquem constantemente agilidade, flexibilidade, qualidade, para se adequarem as exigências e a demanda do mercado atual.
As empresas têm que estar em constante busca de novas condições que lhe permite se manter no mercado. Com o consumidor cada vez mais seleto e exigente tornou regra oferecer produto com excelência em qualidade, para atender as expectativas dos clientes, é preciso ter uma estrutura flexível que mude conforme a demanda do mercado.
Com base nestes conceitos enxergamos a necessidade de implantar uma das ferramentas da qualidade, ferramenta esta que é a 5s.
Setor de Esmaltação
O Setor de esmaltação é um setor crítico e foi analisado e observado em algumas visitas que nós fizemos na empresa ao longo do desenvolvimento do trabalho. O esmalte e o biscoito são as principais matérias-primas utilizadas no processo de pintura. Dentre a atividade deste setor foi observado o armazenamento do esmalte em varias caixas. O esmalte é preparado e armazenado nas caixas para ir para a linha de produção. Foram encontrados biscoitos em vários locais do setor como, por exemplo, no piso, armários, estantes, em cima de mesas, em cima de equipamentos desativados que são mantidos no setor, em cima das caixas de esmalte. Esta situação não só gera um problema relacionado na qualidade do ambiente em que estão inseridos, os colaboradores como também afeta a segurança no trabalho e na qualidade do produto final.
Foram encontradas varias irregularidades como descrito no quadro abaixo:
IRREGULARIDADES DO SETOR DE ESMALTAÇÃO |
Equipamentos industriais como esteira de limpa pé e mesas no meio da linha |
Caixas quebradas e baldes com restos de matéria primas e vazias no chão e em cima de caixas |
Estante desorganizada onde foi encontrada matéria prima que não são utilizadas, caixas. |
Ferramentas colocadas na estante de forma desorganizada, sem endereçamento e no meio dos biscoitos e outros objetos. |
Marcação dos corredores inexistente |
Não são utilizados EPIs |
Processo de Esmaltação
O setor de esmaltação concentra um grande numero de funcionários e tem a responsabilidade de garantir uma boa qualidade do produto e de garantir junto às atividades sucessoras uma boa qualidade no produto final, a preocupação em garantir a qualidade do produto faz deste setor um diferencial, pois foram identificadas falhas pontuais.
Analisando o atual layout verificamos alguns tipos de perdas no processo: a perda por movimentação, perda por estocagem, perda por transporte, e baixo aproveitamento da área.
Estocagem de biscoitos
Os biscoitos estão armazenados em locais onde a necessidade de passagem é constante, diretamente no piso, onde os funcionários tem que se abaixar até o chão, não tem a altura mínima para a movimentação que o funcionário necessita para pegar os biscoitos, sem riscos de acidente e sem um local definido e em pilhas altas que podem quebrar os biscoitos de baixo devido o peso que se concentra nos primeiros biscoitos, podem cair facilmente devido à estabilidade da pilha, quando feita incorretamente à chance de cair e de causar um acidente de trabalho é maior, se a pilha como, por exemplo, cair no pé do funcionário pode cortar ou até mesmo quebrar um osso.
O biscoito é feito de argilas e não pode pegar umidade antes do processo de esmaltação, caso fique úmido ele interfere na qualidade do produto final e pode chegar a alguns casos a ser descartado ou quebrar. Além de armazenados incorretamente, estão em caixas quebradas e colocados incorretamente nas caixas.
Figura 1 – Estocagem de biscoito
[pic 1]
Fonte: Autor
Identificação
O Setor não apresenta identificação e demarcações nos corredores e nos locais onde as ferramentas para manuseio na linha deveria estar, como, por exemplo, os lagartos e os carrinhos que movimentam as caixas de esmalte estão alocados em qualquer lugar dificultando a passagem de pessoas e a movimentação para os setups.
Segundo Gaither e Frazier (2002), para que uma indústria funcione de forma eficiente, precisa ter suas instalações previamente projetadas para que o fluxo de pessoas, materiais e equipamentos ocorram de maneira suave através do sistema. O objetivo do planejamento visa principalmente a redução de custos de processamento. Portanto, o planejamento é fundamental para obter o melhor aproveitamento na utilização dos recursos disponíveis.
Figura 2 - Identificação
[pic 2]
Fonte: Autor
Figura 3 – Identificação
[pic 3]
Fonte: Autor
Estoque de Esmalte
As caixas que contem os esmaltes não tem identificação com as cores que estão armazenadas nelas, necessitando tirar a tampa para olhar a cor que esta na caixa e dificultando encontrar a cor que precisa, as tampas são pesadas de difícil manuseio e tem algumas que estão quebradas e não encaixam corretamente na caixa. Os esmaltes não estão armazenados em locais que agitem o esmalte com frequência, causando dificuldade na hora de mexer, devido o esmalte que quando parado por muito tempo ele decanta e fica difícil de mexer e acertar o padrão correto do esmalte e interferindo na qualidade.
Não há um local definido para as caixas de esmalte que ficam armazenadas em todos os lugares da linha, varias caixas com a mesma cor e todas apresenta somente uma pequena quantidade de esmalte por caixa, utilizando varias caixas sem precisar, sendo que somente uma caixa seria suficiente para estoca-la e fazendo com que a linha fique com varias caixas que atrapalham o fluxo, e muitas vezes é preciso movimentar varias caixas para poder ter acesso a uma determinada cor devido a falta de organização e as caixas estão sujas. As caixas que contem o estoque de esmalte são as mesmas que vão para a linha de pintura e não tem padrão de tamanho.
...