INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA
Por: anatsenger • 9/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.550 Palavras (15 Páginas) • 168 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA
QUALIDADE
NATURA &CO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV
Paraná
2021 [pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA
QUALIDADE
NATURA &CO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade
Paraná
2021[pic 2][pic 3]
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi estudar as matérias abordadas no bimestre dentro de uma empresa, sendo essas Plano de Negócios, Integração de Sistema de Gestão e Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial. O estudo foi feito por pesquisa bibliográfica, sendo todo o conteúdo retirado de relatórios e estudos de caso da empresa estudada, que foi a Natura &Co. No primeiro assunto abordado, Plano de Negócios, se mostrou como é feito o planejamento a longo prazo na empresa, mostrando suas metas e principais desafios. Já em Integração de Sistema de Gestão, se abordou como é feito a gestão de diferentes setores da empresa e como esses podem ser integrados, com normas que podem ser adotadas pela empresa. E por último, em Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, mostrou-se quais práticas e leis a empresa segue para manter a ética em seus negócios.
PALAVRAS-CHAVE: Plano de Negócios; Integração de Sistema de Gestão; Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial; Natura; Gestão da Qualidade.
[pic 4][pic 5][pic 6]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................5.
2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................6.
2.1. PLANO DE NEGÓCIOS ........................................................... 6.
2.1.1. A natura.........................................................................6.
2.1.2. Sumário executivo.........................................................7.
2.1.3. Análise de mercado e concorrência..............................8.
2.1.4. Estratégias.....................................................................9.
2.2. INTEGRAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO ............................ 11.
2.3. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL .. 13.
3. CONCLUSÃO ..................................................................................... 14.
4. REFERÊNCIAS ................................................................................... 15.
[pic 7][pic 8]
- INTRODUÇÃO
Fundada em 1969 e inicialmente nomeada como Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, a Natura celebra este ano mais de meio século de existência, 52 anos. Possuindo quase 7 mil lojas espalhadas pelo mundo, sendo a maior multinacional brasileira no setor de cosméticos, fazendo parte de um grupo global e multimarca, ao lado de Aesop e The Body Shop, por isso, rebatizada em 2018 de Natura &Co. Seu propósito é nutrir beleza e relações para uma melhor maneira de viver e fazer negócios(SILVA e colab., 2019).
Eleita em 2018 a 14ª empresa mais sustentável do mundo, segundo a Corporate Knights, companhia canadense de mídia e pesquisa, e conquistando o certificado de Cruelty Free, reconhecendo a natura como uma empresa que não realiza testes em animais (cruelty free) para todo o seu portfólio. Ainda, pela sexta vez consecutiva, o Etisphere Institute, organização global que trabalha em prol do aprimoramento de práticas empresariais, também nos elegeu como uma das empresas mais éticas do mundo(SILVA e colab., 2019).
Com 6.6 mil colaboradores, mais de 18 mil profissionais atuando em 73 países e com sede, além de no Brasil, na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França México e Peru. O portfólio da Natura está à disposição de milhões de consumidores, principalmente por meio do modelo de Venda por Relações, que dispõe de uma rede de 1,7 milhão de Consultoras de Beleza Natura, no Brasil e nas operações na América Latina, sendo eleita, em 2018, como o melhor e-commerce do País(SILVA e colab., 2019).
Este trabalho tem como o objetivo explorar e apresentar o Plano de Negócios da empresa, mostrando quais são os produtos da natura, que tipos de clientes ela alcança, com que tipo de concorrência lida e as suas estratégias para lidar com essas. Além disso tratarei de como é a Integração dos Sistemas de Gestão, identificando as práticas realizadas em relação a gestão de responsabilidade social, como a norma PAS 99 é aplicada, e quais os desafios para a integração do sistema de gestão. E, por fim, descreverei quais os aspectos da ética, do direito e da moral a natura se utiliza, em Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. PLANO DE NEGÓCIOS
2.1.1. A natura:
A natura é a maior multinacional brasileira no setor de cosméticos. Fundada em 1969 hoje faz parte de um grupo global, multimarca e multicanal, ao lado de Avon, The Body Shop e Aesop, forma a Natura &Co, quarto maior grupo global dedicado ao setor de beleza, e seu propósito é nutrir beleza e relações para uma melhor maneira de viver e fazer negócios. A natura e seus colaboradores somam mais de 18 mil profissionais, que atuam em 73 países, nos cinco continentes. Além disso, a natura hoje apresenta 1,3 milhões de espações digitais e e-commerce(SILVA, 2019).
- Razão da Natura:
- Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem;
- Bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo;
- Estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.
- Crenças:
- A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações;
- A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade;
- O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações;
- Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo;
- A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações;
- A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.
- Visão:
- A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo(SILVA, 2019).
A natura apresenta o plano de negócios, para alcançar maior crescimento da empresa, marcado por sete pilares. Além disso possui o programa de clico de planejamento estratégico, iniciado em 2019, que do dinamismo para se adequar as necessidades do mercado, e principalmente em 2020, o planejamento teve que ser fortemente mudado em função da pandemia e de medidas necessárias para que ocorresse a minimização da propagação do vírus. Aumentaram o desempenho dos canais digitais, tanto na venda das nossas consultoras como no e-commerce tradicional, confirmou a digitalização como uma grande avenida de crescimento para os negócios(SILVA e ALMEIDA, 2019).
...