Imagens da Organização
Por: andrei11 • 20/3/2019 • Resenha • 358 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
MORGAN, Gareth; BERGAMINI, Cecília Whitaker; CODA, Roberto. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
RESENHA CRITICA
Andrei Cossetin Sczmanski
Voltado, principalmente, a administradores, executivos, pesquisadores e estudiosos, o livro Imagem das Organizações nos instiga a avaliar as organizações através de metáforas, desconstruindo a visão convencional sobre tais sistemas e mostrando outras formas de analisá-los, auxiliando o modo de “ler” uma organização e aumentando as opções de intervenção eficaz.
As metáforas são modelos de analise onde, através de comparações, as organizações são percebidas a partir de imagens que permitem vê-Ias enquanto máquinas, organismos vivos, cérebros, culturas, sistemas políticos, prisões psíquicas, fluxos e transformações e, também, enquanto instrumentos de dominação, auxiliando gestores a compreender as situações para se guiar no planejamento e administração.
Morgan abordar algumas perspectivas para a análise de mudanças organizacionais, buscando entender os fenômenos que ocorrem dentro das corporações, sendo crucial para a maneira como se lê, entende e dá forma à vida organizacional, já que a capacidade de “ler” e decifrar o que está se passando em uma organização é competência administrativa básica.
Esta metodologia abordada para diagnosticar as organizações expõe que, em grande maioria, estas instituições são complexas e esta complexidade gera o benefício de se encontrarem novas maneiras não só de organizar, mas também de equacionar e resolver os problemas organizacionais corriqueiros de gerenciamento, planejamento, gestão e controle. Comparando entre uma ou mais metáforas, chega-se a compreensão dos processos das corporações, entendendo a vida organizacional, refletindo sobre metas e objetivos e encontrando novas maneiras não só de gerir, mas também de equacionar os contratempos internos das corporações.
Ao concluir, percebo que as organizações são complexas e as metáforas fornecem uma ferramenta de análise da vida organizacional, mostrando como é possível alterar o ambiente para melhor, abrindo novas perspectivas para encontrarmos saídas mais criativas e competitivas na busca de organizações de sucesso. Neste contexto, certamente a obra de Gareth é de grande valia não só para administradores e gestores, mas para todo o corpo das organizações. O autor consegue alcançar seu objetivo com uma linguagem simples, acessível e explicativa. Enfim, para o sucesso organizacional é necessário entender as teorias e sua aplicabilidade para melhor atuar sobre os problemas organizacionais.
...