Importância de uma estrutura organizacional e fatores condicionantes
Por: RicaMaia • 21/5/2017 • Trabalho acadêmico • 845 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
Importância de uma estrutura organizacional e fatores condicionantes
Como Chiavenato costumava definir, a estrutura organizacional: “constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem.” Chiavenato, p.85.
Tomando isso como base, podemos considerar a organização como instrumento chave para o desenvolvimento e/ou implantação de qualquer projeto em qualquer estrutura, uma vez que isso determinará se os resultados pré-estabelecidos estão sendo alcançados de maneira eficaz e eficiente. Com isso, vamos apresentar a seguir tópicos importantes para que uma estrutura organizacional seja considerada sólida.
Para que uma instituição seja considerada competitiva e saudável, é necessário harmonizar aspectos internos com os externos, sendo indispensáveis para isso funções básicas que incluem: relações interpessoais, na qual considera qualidades pessoais como liderança e coerência para dirigir a entidade com máxima qualidade; controle, quando se diz respeito à inspeção de todas as tarefas ali realizadas; planejamento e organização.
Portanto, cabe ao administrador, a tarefa de escolher o melhor modelo para que as tarefas sejam formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas para sua organização segundo suas estratégias. A estrutura da organização influencia diretamente o desempenho, a gestão e os resultados da empresa, e o modelo deve ser escolhido de forma a garantir a melhor eficiência possível da empresa.
Tipos de estruturas organizacionais (vantagens e desvantagens)
“O processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério, visando à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação. É um meio para se obter homogeneidade de tarefas.” É com essa definição de Idalberto Chiavenato, que começamos o tema departamentalização.
Dentre os principais objetivos da departamentalização, estão: aproveitar a especialização, ou seja, se especializar em áreas do conhecimento voltadas ao mundo do trabalho, podendo ser uma área diretamente ligada; maximizar os recursos disponíveis, deixando, assim de haver desperdícios desnecessários que podem vir a comprometer com a missão da empresa; integrar ambiente e organização, relacionados a forma como flui a comunicação e a delegação de tarefas, podendo estar associadas a motivação dos integrantes no espaço de trabalho e reduzir conflitos, para que haja a maior harmonia entre os diferentes processos e departamentos da empresa.
Para que tudo ocorra como planejado, a logística trabalhada deve se apoiar a algum tipo de estrutura, seja ela funcional, formal ou informal, cada uma com um ideal diferente, servindo como base para os mais diversificados tipos de negócios.
Estrutura Funcional
Estrutura funcional é um tipo de estrutura organizacional em que o critério utilizado na departamentalização é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento, sendo cada setor especializado em uma utilidade, como por exemplo, setor financeiro, setor de produção e etc. Esta forma de estrutura apresenta como principais vantagens o fato de proporcionar a especialização dos trabalhadores por áreas do conhecimento, além de permitir a fixação de padrões de desempenho e facilitar o recrutamento, a seleção e a formação de novos trabalhadores. Quanto às desvantagens, este tipo de estrutura apresenta certa rigidez estrutural e excessiva dependência do topo da hierarquia, para poder tomar cada decisão.
Existem também estruturas funcionais,
...