Introdução a Modalidade EAD
Por: Marcelo Nähr • 2/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.783 Palavras (12 Páginas) • 262 Visualizações
Nome: Marcelo Nähr
Curso: Pós Graduação Gestao Pública Municipal
Disciplina: Introdução a Modalidade EAD
RESENHA CRÍTICA 1º texto -As Mídias na Educação - Parte 1
DALMAN, Marcos. Introdução à Educação a Distância. Florianópolis, UFSC, 2007.
O autor possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Professor associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Além disso, atualmente é Secretário de Educação a Distância da UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.
Informações coletadas do Lattes em 20/02/2017
O texto é constituído de seis unidades, porém nós nos detemos na Unidade 5, As mídias na Educação a Distância, traduzindo o papel das mídias na Educação a Distância.
O objetivo de Dalman é explorar as possibilidades de aprendizagem com diferentes tipos de mídias, especialmente as que serão utilizados ao longo do curso, ele nos mostra que muita coisa mudou desde o aparecimento do livro didático.
O autor nos apresenta as principais mídias utilizadas na Educação a Distância, ele nos mostra que os professores e o material impresso continuam sendo uma fonte de conhecimento, mas que existem diversos outros típos de mídias disponíveis.
O acesso as informações é feito com maior frequência, quando se quer e em qualquer lugar. O uso das tecnologias é algo inevitável e o uso das tecnologias não exige mais a presença obrigatória em sala de aula.
O texto fala das tecnologias, ou mídias mais utilizadas em Programas de Educação Profissional e de suas vantagens e desvantagens, além de mostrar também as diversas mídias utilizadas em EaD, bem como suas características e as suas aplicações.
O autor nos informa ainda que o material impresso será uma ferramenta indispensável que irá garantir o estudo em qualquer hora e lugar! Outras mídias importantes em EaD são a videoconferência e a Internet, que permitirão interagir em tempo real (ou não!) com os seus colegas de outros pólos, professores e tutores. É importante se familiarizar com as características e aplicações destas mídias, pois elas serão utilizadas com freqüência no decorrer do curso e conhecê-las irá deixar o aluno confortável e à vontade em utilizá-las.
De um modo geral, o autor faz um apanhado histórico dos tipos e características dos estudos e mídias utilizadas nos últimos anos.
O autor concluem que mesmo com toda modernidade, o papel ainda é umimportante instrumento de estudos.
Finalmente, deixam claro que que é importante usar e saber usar todas as midias e as formas de integrar as mesmas.
A obra fornece subsídios para um maior entendimento das midias utilizadas nos ambientes EaDs.
Com sólidos conhecimentos acerca do assunto, o autor nos guia de forma simples e rápida nas caracerísticas, vantagens e desvantagens destas midias.
É uma leitura que não exige conhecimentos prévios para ser entendida, uma leitura agradável e instrutiva.
Com estilo claro o objetivo, o autor da esclarecimentos sobre o método deensino no ambiente Ead e os exemplos citados amplamente nos auxiliam na compreensão deste ambiente.
Finalmente, com o estudo dessa obra, podemos amadurecer mais nosso conhecimento deste ambiente de aprendizagem.
RESENHA CRÍTICA 2º material - As Mídias na Educação - Parte 2 - Redes e Mídias Sociais
Estamos deslumbrados com a modernidade, a conectividade, a diminuição dos espaços e do tempo. O computador e a Internet já são dominados e suas linguagens e sua utilização são amplamentes utilizados na educação.
Os meios de comunicação audiovisuais desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações, mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.
Em síntese, os Meios são interlocutores constantes e reconhecidos pela maioria da população. Esse reconhecimento significa que os processos educacionais convencionais e formais, como a escola, não podem voltar as costas para os meios, para esta iconosfera tão atraente e, em conseqüência, tão eficiente.
A escola nãopode ignorar a televisão, o vídeo, a internet; exigir somente o desenvolvimento da escrita e do raciocínio lógico. Não se trata de opor os meios de comunicação às técnicas convencionais de educação, mas de integrá-los, de aproximá-los para que a educação seja um processo completo, rico, estimulante.
A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação e mostrá-lo na sala de aula, discutindo-o com os alunos, ajudando-os a que percebam os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto. É necessário estabelecer pontes efetivas entre educadores e meios de comunicação. Educar os educadores para que, junto com os seus alunos, compreendam melhor o fascinante processo de troca, de informação-ocultamento-sedução, os códigos polivalentes e suas mensagens. Educar para compreender melhor seu significado dentro da nossa sociedade, para ajudar na sua democratização, onde cada pessoa possa exercer integralmente a sua cidadania.
Valorizar as linguagens audiovisuais, junto com as convencionais. Um simples CD-ROM contém toda a Enciclopédia Britânica, que também pode ser acessada on line pela Internet. O aluno nem precisa ir a escola para buscar as informações. Mas para interpretá-las, relacioná-las, hierarquizá-las, contextualizá-las, só as tecnologias não serão suficientes. O professor o ajudará a questionar, a procurar novos ângulos, a relativizar dados, a tirar conclusões.
As tecnologias também ajudam a desenvolver habilidades, espaço-temporais, sinestésicas, criadoras. As tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam, medeiam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes. As tecnologias permitem mostrar várias formas de captar e mostrar o mesmo objeto, representando-o sob ângulos e meios diferentes: pelos movimentos, cenários, sons, integrando o racional e o afetivo, o dedutivo e o indutivo, o espaço e o tempo, o concreto e o abstrato. A escola precisa exercitar as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, e também combinar pesquisas escritas com trabalhos de dramatização, de entrevista gravada, propondo formatos atuais como um programa de rádio uma reportagem para um jornal, um vídeo, onde for possível. A motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar em formato e códigos mais próximos da sua sensibilidade. Mesmo uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar o computador, adquire uma nova dimensão e, fundamentalmente, não muda a proposta inicial.
...