Jogos de Negócios FGV
Por: Viviane Tavares • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.517 Palavras (15 Páginas) • 3.701 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
1. POLÍTICA E ESTRATÉGIA ADOTADAS
TABELA 1 - DEMANDA MENSAL DOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS
2. PRINCIPAIS DESAFIOS E CONQUISTAS
GRÁFICO 1 - SALDO FINAL DA CONTA CAIXA NO 2° QUADRIMESTRE
GRÁFICO 2 - LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO DO DEMONSTRATIVO DE RESULTADO NO 2° QUADRIMESTRE
TABELA 2 - DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO NO 2° QUADRIMESTRE
TABELA 3 - BALANÇO NO 2° QUADRIMESTRE
TABELA 4 - LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS NO 2° QUADRIMESTRE
TABELA 5 - CONTA CAIXA NO 2° QUADRIMESTRE
3. PRINCIPAIS CONTROLES IMPLANTADOS
TABELA 6 - PLANILHA PARA CÁLCULOS DE TOTAL DE ENTRADAS/SAÍDAS
GRÁFICO 3 - INVESTIMENTO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO 2° QUADRIMESTRE
GRÁFICO 4 - INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO 2° QUADRIMESTRE
GRÁFICO 5 - INVESTIMENTO EM DESIGN NO 2° QUADRIMESTRE
4. SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA
TABELA 7 - PESO ADOTADOS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS NO 2° QUADRIMESTRE
GRÁFICO 6 - PREÇO DA AÇÃO NO 2° QUADRIMESTRE
GRÁFICO 7 - RETORNO SOBRE PATRIMÔNIO LÍQUIDO NO 2° QUADRIMESTRE
GRÁFICO 8 - RECEITA DE VENDAS NO 2° QUADRIMESTRE
GRÁFICO 9 - LUCRO ACUMULADO NO 2° QUADRIMESTRE
GRÁFICO 10 - TOTAL DE PONTOS NO 2° QUADRIMESTRE
5. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PRIORIZADOS E MOTIVOS PELOS QUAIS SÃO PRIORIZADOS
6. ANÁLISE DA ESTRATÉGIA
TABELA 08 – DESIÇÕES DOS PRODUTOS – MÊS 5
TABELA 09 – DESIÇÕES DA EMPRESA – MÊS 5
TABELA 10 – NOTA STRATEGY NEWS – MÊS 6
TABELA 11 – DECISÕES DOS PRODUTOS E DA EMPRESA – MÊS 6
TABELA 12 – PARCELAS DE MERCADO – MÊS 7
TABELA 13 – DECISÕES DOS PRODUTOS E DA EMPRESA – MÊS 7
TABELA 14 – DECISÕES DOS PRODUTOS E DA EMPRESA – MÊS 8
TABELA 15 – PARCELA DE MERCADO – MÊS 8
TABELA 16 – PARCELA DE MERCADO – MÊS 8
7. CONCLUSÃO
TABELA 17 - VISÃO GERAL DO 1° E 2° QUADRIMESTRE
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Os Jogos de Negócios correspondem a uma simulação que permite aos grupos tomarem decisões gerenciais, para definir e implantar estratégias competitivas de negócios, de forma que suas ações possam ser analisadas e discutidas.
Foram criadas oito equipes concorrentes entre si e cada uma delas responsabilizou-se pela administração de uma empresa fabricante de telefone, smartphones, e tablets.
O Jogo é realizado em dez períodos (semanas), sendo duas para teste e oito para competição. Cada período equivale há um mês e se iniciou no mês de Janeiro do Ano Um.
O presente trabalho apresenta as estratégias, tomadas de decisões, conquistas e outros fatores importantes do segundo quadrimestre da empresa Next, a fim de explorar e procurar reproduzir as características e peculiaridades de um mercado real.
A empresa apresentada no seguinte trabalho atua no mercado de telecomunicações desenvolvendo celulares, smartphones e tablets para o ramo doméstico educacional e empresarial. Trata-se de um segmento importante, repleto de tecnologias e tendências, cuja busca constante por inovação gera mudanças bruscas de cenário e demandas, exigindo flexibilidade e agilidade das empresas.
OBJETIVOS
A missão da nossa empresa é oferecer produtos de alta tecnologia para melhorar continuamente nossas operações, melhorando a experiência de nossos clientes e maximizando a lucratividade para nossos investidores.
Visamos orientar a nossa produção de forma sustentável e ecologicamente correta, garantindo respeito e integridade para os nossos colaboradores, acionistas e clientes, para tornarmos líder de mercado no ano de 2014.
Valorizamos a excelência em qualidade, investindo nos colaboradores, para desenvolvermos os melhores produtos do mercado, além de oferecermos os melhores preços.
1. POLÍTICA E ESTRATÉGIA ADOTADAS
Seguindo estratégia adotada no primeiro quadrimestre, identificamos o histórico de demanda mensal dos últimos quatros anos da empresa, afim de estabelecer a média mensal de vendas identificando a sazonalidade, para estabelecer também outro fator importante, o aumento ou diminuição do preço de venda dos equipamentos.
Para isso foi usada a referência de demanda mensal dos últimos quatro anos de vendas de celulares, smartphones e tablets:
[pic 1]
TABELA 1 - DEMANDA MENSAL DOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS
Continuando a estratégia adotada nas jogadas testes e no primeiro quadrimestre, estabelecemos com uma margem de erro de + ou - 20%, a venda estimada para o ano um (2014).
Os passos estratégicos adotados foram:
- Identificar se haveria queda ou aumento de vendas no próximo mês;
- Verificar a quantidade de itens à produzir para celulares, smartphones e tablets;
- Descontar da produção prevista para venda, os estoques acumulados dos meses anteriores.
- Identificar o número de trabalhadores necessários para a produção;
- Identificar a capacidade fabril e verificar a necessidade de locação de máquinas;
- Estabelecer salários e benefícios condizentes com a realidade da empresa;
- Com o valor do salário determinado, identificar o custo médio por hora trabalhada e o custo do valor de hora extra, caso fosse necessário;
- Verificar o custo unitário da produção de celulares, smartphones e tablets, levando em consideração matéria prima, salário e encargos;
- Cada trabalhador tem sua jornada de 160 horas por mês, portanto verificar a quantidade de horas para produção do determinado mês, afim de identificar a necessidade de hora extra;
- Para determinar preços de venda competitivos com a realidade do mercado, foi necessário identificar o custo para produção, somado aos valores de investimento em locação de máquinas e horas extras.
Relacionando esses passos, foi possível adotar as estratégias para estabelecer o custo para produção, unidades à produzir e prever o fluxo de caixa, relacionando os investimentos de promoção e propaganda, inovação tecnológica e design.
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