Juri Simulado
Por: Rafael Fontenele • 4/9/2017 • Trabalho acadêmico • 2.045 Palavras (9 Páginas) • 508 Visualizações
TRIBUNAL DE JÚRI
ABERTURA
Entra o Juiz Presidente (todos se levantam). O Juiz ocupa seu lugar – (todos se sentam).
Juiz (Rafael): Vai ser submetido a julgamento o processo em que consta nos autos a ré Patrícia Leal Nishiuchi no Ministério da Bahia. Inicialmente determino a senhora escrivã Gleiciane Dourado que realize a chamada dos jurados já sorteados (art.463)
(Gleiciane): Já estando presente na bancada que se apresente a sra Adriele Santos, Catiana Francisca, Jakeline Vasconcelos, Joelma Barbosa e Rosania Soares. (cada uma se levantam)
(Juiz) : Devo adverti-los, entretanto, que são impedidos de servir no mesmo conselho: marido e mulher, ou pessoas que possuem algum grau de parentesco com o juiz, promotor, advogado, ou com a ré!
Logo acusação e defesa podem se manifestar quanto à aceitação dos jurados escolhidos, podendo, cada um, recusar até três nomes.
(Pedro Henrique): Acusação aceita Sr Juiz!
(Ronaldo) :Defesa aceita vossa Excelência!
. Juiz: Conluindo as instruções...
Declaro aberta a sessão
(Estando presente o réu o Juiz fará as primeiras perguntas)
Juiz: Qual o seu nome?
Réu: __PATRÍCIA___________________________
Juiz: Qual a sua idade?
Réu: ___...__________________________
Juiz: O Senhor tem Advogado?
Réu: Tenho sim Senhor.
Juiz: Quem é?
Réu: Doutor_Ronaldo Oliveira_________________________
Juiz: Determino a sehora escrivã que convide o Advogado a ocupar a tribuna de defesa. Gleiciane: Este tribunal convida o D.r Ronaldo Oliveira a ocupar o lugar de defesa
Escrivã Gleiciane: Este Tribunal convida ao Doutor_Pedro Henrique___, Promotor de Justiça a ocupar o lugar da acusação.
Pedro Henrique: Obrigado Excelência!
Juiz: Podem sentar.
( Em seguida o interrogatório do acusado.)
O Senhor não está obrigado a responder as perguntas, mas caso não as responda o seu silêncio poderá prejudicar sua defesa.
O Senhor conhece as testemunhas?
Réu: Sim.
Juiz: É amigo íntimo, inimigo ou parente de qualquer uma deles?
Réu: Não excelência, eu apenas o conheço.
Juiz: O Senhor é acusado do seguinte: Peço a oficial de justiça Beatriz Laira que exponha o processo:
Oficial de justica: Conforme consta do Inquérito Policial nº. 0, no dia 20 de abril deste ano a senhora está sendo acusada de ocultação de renda tendo se apropriado por 5 anos de um dinheiro indevido de um beneficio do governo destinado a pessoas de baixa renda cujo nome é o Bolsa família ...... Passo a palavra para o Sr Juiz :
É verdade essa acusação?
Réu:
Juiz: Peço a escrivã que digita:
Juiz: Chamo para depor a testemunha de acusação. O Senhor_Fredson ___________________
Juiz: Apresente-se a testemunha de acusação. O Senhor___Fredson_____________ e tome seu lugar.
(a testemunha entra e senta)
Juiz: O Senhor Jura dizer a verdade em nome da lei?
Testemunha: Juro
Juiz: O que o Senhor sabe sobre o crime de ocultação de renda cometido pela Senhora PATRÍCIA________________?
Testemunha: Sr juiz sou fiscal do ministério público por meio da assistência social do município obtive a informação com provas claras de que Dona Patrícia não se encaixa nesse beneficio destinado a pessoas de situação de extrema pobreza ,pois ela possui renda acima de 85 r$ isso é contraditório uma vz que o programa requer que a renda mensal seja abaixo, tenho informações seguras de que dona patrícia é dona de uma sorveteria no centro da cidade,logo ela se apopriou indevidamente de um dinheiro do governo privando outras famílias que realmente necessitam de obter o benefício.
Juiz: Pode se retirar, obrigado. (a testemunha levanta e sai).
Juiz: Chamo para depor a testemunha, Senhora_Amanda Oliveira___, pela defesa. Que tome seu lugar (a testemunha entra e senta).
Juiz: A Senhora Jura dizer a verdade em nome da lei?
Testemunha: Juro.
Juiz: O que a Senhora sabe sobre o crime de ocultação de renda e apropriação ilícita do dinheiro do governo destinado a pessoas de extrema pobreza que é o bolsa família cometido pela Senhora Patrícia_______________?
Testemunha: Excelência eu conheço a réu, da escola onde estudamos juntas e ela sempre foi uma pessoa muito consciente de suas atitudes, pelo que eu a conheço ela jamais se aproriaria desse benefício se ela realmente não necessitasse, ela tem 5 filhos , ela é viúva mas como seu marido na justiça era casado com outra pessoa ela não obteve direito a nenhum benefício e sim a sua primeira esposa a qual para a justiça era a verdadeira,patrícia apenas morava junto logo ela tem que sustentar a família sozinha uma vez que as crianças são todas pequenas ela realmente precisa do benefício, quanto a sorveteria isso não procede pelo que eu sei o dono da sorveteria chama-se GUSTAVO só que não o conheço.
Juiz: Pode se retirar, obrigado. (a testemunha levanta e sai)
Juiz: Passo a palavra ao Dr. Promotor lembrando que terá o prazo de 10 minutos para expor razoes de acusação.
Promotor: Tenho hoje a oportunidade e satisfação de ter como Presidente desse Tribunal um homem do mais alto grau cultura e sendo de justiça.
Aceite Meritíssimo Juiz esta homenagem da acusação. Quero ainda estender minha homenagem ao Doutor_Ronaldo___, brilhante defensor da réu.
...