LIDERANÇA E PODER: Análises de entrevistas
Por: Luciana Pontes • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 5.042 Palavras (21 Páginas) • 105 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
ADMINISTRAÇÃO
AUTORES:
ANDRESSA OLIVEIRA
FABIANA NUNES
GABRIELLA PONTES
LARISSA SARAIVA
RAFAELA GAMA
LIDERANÇA E PODER
Análises de entrevistas
- Introdução
A liderança é exercida por uma única pessoa que é capaz de conduzir seus liderados a atingir os objetivos e as metas da organização, sendo visto como uma pessoa especial. Além da liderança, um importante fator a ser estudado é o poder em seus diversos contextos, para compreender as relações tanto formais como informais em uma relação dentro de uma organização.
A pesquisa gira em torno de uma pergunta, “Quais são as relações de liderança e poder existentes nas organizações sob a perspectiva de seus gestores? ’’, que tem como o objetivo é conhecer as principais características das maneiras de liderança presentes entre os gestores de organizações, como também as relações de poder exercidas.
Os objetivos específicos deste trabalho são:
- Levantamento das diversas abordagens de liderança e poder, constituindo o construto teórico a subsidiar o desenvolvimento da pesquisa.
- Sistematização das características e manifestações de liderança e relações de poder dos gestores de organizações envolvidos na pesquisa.
- Identificação de como são desenvolvidas de fato as manifestações de liderança e relações poder nas organizações.
E para cumprir os objetivos deste trabalho, foram consideradas pessoas que desempenham funções gerenciais nas organizações.
O estudo dessas características e manifestações de liderança, bem como as de poder também, irá possibilitar a melhor compreensão sobre os fluxos de influencias que percorrem nas organizações, permitindo que os gestores possam tomar melhores decisões gerando resultados mais perto do esperado.
- Liderança
O líder é responsável por coordenar uma organização estabelecendo metas e visões, com o intuito de estimular os liderados, quanto mais as realizações de metas são bem-sucedidas mais será explicito a sua liderança.
A liderança é constituída por dois tipos de visões, a heroica e a pós-heroica. A visão heroica do fenômeno da liderança, segundo Wood é quando a liderança é centrada unicamente ao líder, ou seja, o líder é o único responsável pela organização. Já a visão pós-heroica foi desenvolvida com o intuito de diminuir a influência individualista do líder em um processo, ou seja, as funções que eram somente atribuídas ao líder serão compartilhadas entre os demais.
- Liderança servidora
O conceito de liderança servidora está baseada na afirmativa que liderar é servir. Odo líder servidor é de ajudar as pessoas a alcançarem suas metas, no sentido de auxiliar, apoiar, ensinar, inspirar e motivar os colaboradores; ele também valoriza ideias, contribuições e busca opiniões com sua equipe, estabelecendo uma cultura de confiança e respeito.
- Liderança situacional
O líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente. Ele também mostra tarefa, explica sua importância, contribui com novas ideias.
Segundo Blanchard, Adriano e Godoi a liderança é composta por 4 estilos de liderança: Direção ocorre quando o líder direciona o colaborador para elaborar tarefas, dando orientação e supervisão clara e especifica; Treinamento é essencial para desenvolver as competências, o líder deve adotar um comportamento diretivo (especificar o que as pessoas devem fazer, como e quando devem executar as tarefas); Apoio, o líder precisa apoiar os funcionário em seus esforços para que utilizem a capacidade que já possuem para elaborar seus próprios padrões, para estimular o colaborador e assim adquirir segurança e buscar aprendizado.
- Liderança Transformacional
O líder transformacional é um motivador, ele acredita no potencial de seus liderados e os estimulam para a realização de determinada tarefa. A liderança transformacional é caracterizada por 4 fatores:
- Motivação inspiracional: O líder encoraja seus liderados a almejaram objetivos maiores do que os esperados, para que assim fiquem empolgados e comprometidos com os resultados da organização.
- Carisma: Um líder com carisma tem a capacidade de influenciar pessoas dando sentido ao propósito da equipe. Vale lembrar que ter carisma não é por si só a garantia de uma boa liderança.
- Estimulação intelectual: O líder estimula a criatividade e a imaginação de seus liderados, para que assim busquem novas formas de realizar as tarefas e expressem suas ideias.
- Consideração individualizada: O líder presta atenção em cada um de seus liderados, e cria um ambiente de troca de conhecimentos, experiências e ideias valorizando o outro através da escuta.
- Liderança de traços
Estabelece que determinadas pessoas possuam traços de personalidades inatos e qualidades intrínsecas que as tornam líderes, ou seja, o indivíduo já nasce com o “dom” da liderança.
- Abordagem contingencial de Fiedler
Segundo Fiedler, a liderança depende do estilo do líder, existindo dois tipos de liderança um orientado pela tarefa e outro pelo relacionamento.
Segundo Bergamini o estilo de liderança é considerado mais pela tarefa do que pelas relações sociais.
Segundo Robbins existe além do estilo três principais variáveis que são a relação entre o líder e o liderado, a estrutura da tarefa e o poder para o entendimento da posição em que o líder ocupa. Nessa relação deve haver confiança, credibilidade e respeito, e a sua tarefa refere-se ao esclarecimento dos procedimentos, o poder de autonomia do líder. Na visão dele a abordagem é positiva, porém pode haver instabilidades em seus resultados.
...