TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIOS – CRESCIMENTO MICROBIANO

Por:   •  6/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 5

LISTA DE EXERCÍCIOS – CRESCIMENTO MICROBIANO

  1. Qual a diferença entre a constante da taxa de crescimento (k) de um organismo e seu tempo de geração (g)?

A taxa de crescimento é a variação do número de células ou massa celular por unidade de tempo já o tempo de geração é o tempo necessário para que uma célula origine duas novas células.

  1. Explique o que é crescimento microbiano e como este pode ser medido?

O crescimento microbiano é o aumento do número de células seja por divisão ou por brotamento e não um aumento da célula. Pode ser medido através da estimativa do número de células que foram geradas por divisão binária durante uma fase de crescimento.

  1. Explique e esquematize o processo de fissão binária.

Na divisão binaria a célula duplica seus componentes e se divide em duas outras células. As células filhas tornam-se independentes quando um septo cresce entre elas, fazendo com que se separem.

  1. Faça o gráfico com as 4 fases do crescimento microbiano explicando cada uma delas.

Na fase lag, os organismos não aumentam significativamente em tamanho, mas são metabolicamente ativos: crescem em tamanho, sintetizam enzimas e incorporam diversas moléculas provenientes do meio. Na fase lag, produzem grande quantidade de energia na forma de ATP e sua duração é determinada pelas características das espécies e das condições do meio. Na fase log, o crescimento ocorre de forma exponencial, linha reta, durante essa fase os organismos se dividem na sai velocidade mais rápida, ou seja, no tempo de geração e com um aumento não-sincrônico, isto é, nem todas as células se dividem exatamente no mesmo intervalo de tempo. Após os nutrientes ficarem escassos as células não conseguem mais se dividir com alta velocidade e há falta de oxigênio, nesse caso a população encontra-se na fase estacionaria. Na fase estacionaria o número de células novas é aproximadamente igual ao número de células que morrem e, além disso, existe resíduos tóxicos. Na fase de declínio muitas células perdem a capacidade de se dividir e morrem, também nessa fase o número de células vivas decresce de forma logarítimica e as células que produzem esporos começam a produzi-los.

  1. Descreva os métodos diretos para a medida do crescimento microbiano.

Nestes métodos, um volume conhecido de meio é colocado em uma lâmina de vidro especial, calibrada, contendo uma grade de contagem chamada câmara de contagem de Petroff-Hausser. Uma suspensão bacteriana é introduzida na câmara com uma pipeta calibrada. Depois de as bactérias se terem assentado e de as correntes líquidas terem ficado mais lentas, os microorgnismos são contados em área calibradas especificas.

  1. Enumere as desvantagens do método de contagem de células totais.

Não é possível distinguir células vivas de células mortas. Células pequenas são de difícil visualização. Técnica pouco precisa. Amostras não coradas necessitam de um microscópio de contraste de fase. Não adequado para suspensões com baixa densidade celular (menos de 10 6). Células móveis devem ser imobilizadas antes da contagem

  1. A turbidez é um método indireto da medida do crescimento microbiano. Explique como esse método funciona.

A turbidez em um tubo de cultura indica a presença de organismos. Estimativas suficientemente precisas do crescimento podem ser obtidas medindo-se a turbidez através de recursos fotoelétricos, como por exemplo o calorímetro ou o espectrofotômetro. Esse método é particularmente útil no monitoramento da taxa de crescimento sem que se intorrompa a cultura. Amostras com densidades celulares altas, entretanto, devem ser diluídas, para assegurar leituras mais exatas.

  1. Explique o que são organismos psicrófilo, mesófilo, termófilo e hipertermófilo.

Os organismos psicrófilos crescem melhor a temperatura de 15 a 20°C, apesar de alguns viverem bem a 0°C. Os mesófilos são organismos que crescem melhor a temperaturas entre 25°C e 40°C. Os termófilos são organismos que sobrevivem em temperaturas entre 50 a 60°Ce alguns vivem em 110°C. Os hipertermófilos sobrevivem a temperaturas acima de 60°C.

  1. Explique a diferença entre um organismo psicrófilo e um psicrotolerante.

Os psicrotolerante possuem temperatura ótima entre 20-40°C já os psicrofilos possuem temperatura ótima entre 0-20°C.

  1. Explique o que são organismos alcalifílicos e acidofílicos.

Os alcalifilicos podem sobreviver em pH mais básico entre 7 e11,5. Já os acidofilico vivem bem em pH entre 0,1 e 5,4.

  1. Em relação ao pH do meio ambiente e da célula, como os acidófilos diferenciam-se dos alcalifílicos? Quais são suas semelhanças?

  1. Compare um aerotolerante com um anaeróbio estrito em termos de sensibilidade e capacidade de crescer na presença de oxigênio. Como um anaeróbio aerotolerante pode ser diferenciado de um microaerófilo?
  1. Explique a diferença entre organismos não halófilos, halotolerante, halófilo e halófilo extremo.

Os não halófilos são aqueles organismos que não sobrevivem na presença de sal. Os halófilos requerem quantidade de sal no meio de media a grandes quantidades. Os halotolerantes são aqueles que toleram certas quantidades de sal como por exemplo: 1-6%. Os halófilos extremos requerem quantidades de sal de 20 a30%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com