Logistica
Por: wtfsallana • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 517 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
A) Artigo: Roteirização urbana na distribuição da rede Mc Donald`s.
Questão norteadora:
1) Como ocorre a roteirização na distribuição da rede Mc Donald`s?
R: Utiliza um software de roteirização chamado “transportation routing”, conhecido como trucks, da empresa Manugistics NetWorks, integrado com o ERP da empresa. Para executar a roteirização o software ira exigir uma série de parâmetros que compõe as características da disstribuição. O sistema é uma ferramenta que ajuda nas decisões e mecaniza cálculos que demandaria muito tempo, dando opções para tomada de decisão quanto a melhor rota a tomar. Na tela do roteirizador são aplicados os dados: Cadastro do Restaurante: Nome, endereço, tipo do restaurante. Latitude e longitude. Dias e horários de entrega. Taxa de descarga (tempo de recebimento/descarga). Restrições de veiculo no restaurante. Zonas de compartilhamento; Cadastro do veiculo: Veículos de carga leve. Baús com temperatura. Restrição de peso de carga e capacidade; Cadastro de produto: Produtos mestre da empresa definidos por tipo de carga a ser utilizada no compartimento dos veículos; Média de pedido por restaurante: Integração com o ERP; Cadastro do centro de distribuição: veículos disponíveis no CD. Maximo de carregamento por dia. Tempo de despacho do veiculo no CD; Malha viária: Referencia utilizada pelo roteirizador para fazer o trajeto; Ambientes de simulação: Buscar alternativas para melhorar a distribuição das rotas, para otimizar os resultados; Rota Mestre: propor uma matriz de referencia utilizada pela empresa, após arranjos e validação de modelo.
B) Artigo: Terceirização de serviços logísticos – O outsorcing estratégico de operações logísticas.
Questão norteadora:
1) Quais são alguns indicadores, levantados juntos a Ângelo (2009), que podem ser utilizados para avaliar o desempenho do operador logístico?
R: Pedido perfeito: Calcula a taxa de pedidos sem erros de cada estágio do pedido do cliente, o ideal é acima de 70%.
Pedido completos e no prazo: Entregas realizadas dentro do prazo e atendendo as quantidades e especificações do pedido, adotando um critério ABC, o ideal é que fique entre 90 a 95% para os clientes classe A, e os restantes na faixa de 75%.
Entregas no prazo: mede a porcentagem de entregas realizadas no prazo acordado com o cliente, o ideal é acima de 95%.
Custo por pedido: Rateio dos custos operacionais do armazém pela quantidade de pedidos expedidos, o indicador pode variar de acordo com o tipo de negocio do operador.
Custo de transporte com uma porcentagem das vendas: Mostra a particpação dos custos de transportes nas vendas totais da empresa.
Custo do frete por unidade expedida: Custo do frete por unidade expedida, pode também ser calculada por modal de transporte.
Coletas no prazo: calcula a porcentagem de coletas realizadas dentro do prazo acordado, resultado ideal acima de 95%.
Avarias no transporte: Mede a participação das avarias em transporte no total expedido, maximo na faixa de 2%.
Não conformidades em transportes: Mede a participação do custo extra de frete decorrente de re-entregas, devoluções, atrasos por motivos diversos no custo total de transporte, maximo na faixa de 2%.
Entregas realizadas dentro do prazo negociado: Calcula a taxa de entrega realizada dentro do prazo negociado como fornecedor, faixa acima de 95%.
...