Logistica
Por: annaduart • 31/5/2015 • Resenha • 4.057 Palavras (17 Páginas) • 206 Visualizações
Logística
A Parte da gestão da rede suprimentos que planeja, implanta e controla eficientemente os fluxos diretos e reversos, a armazenagem de produtos, serviços e as informações correspondentes, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, de forma a atender aos requisitos dos cliente. As atividades da logística incluem a gestão de transporte de matéria-prima e produtos, gestão de frotas, armazenamento e manuseio de materiais, atendimento de pedidos, projetos da rede de instalações, gestão de estoques, planejamento de suprimentos/demanda e gestão de provedores de serviços logísticos. A origem e desenvolvimento da logística atribuem-se as operações militares no qual envolviam a necessidade de movimentação eficiente de grandes quantidades de equipamentos suprimentos e pessoas. Foi na guerra mundial que varias técnicas de logística foram aperfeiçoadas, alcançando também avanços significativos no pós guerra por fazer ganhos econômicos resultarem em vantagens competitivas as empresas que adotaram sistemas logísticos em seu processo de produção.
Logística e rede de suprimentos: A logística é tratada no contexto não da gestão de “cadeias”, mas de redes de suprimentos (cadeias de suprimento interdependentes, interconectada e integrada). As redes por vezes tendem a uma complexidade maior, elas também tem o potencial de atingir os mais altos níveis de eficiência porque permitem o fluxo e a integração de cadeias produtivas. Além da constatação de que as empresas atuam mais em redes do em cadeias de suprimentos, nos últimos tempos tem crescido muito a ia consideração de que os materiais em redes de suprimento não fluem num só sentido (De matéria prima a produto para o consumo) mais também fluem no sentido reverso ( do consumo pra produção)
Logistica reversa: O fluxos reversos fluem contra corrente contra a corrente dos fluxos diretos da ponta do consumo para a trás. Um exemplo disso são os materiais e componentes de produtos ou de processos que após serem consumidos os utilizados, são coletados e transportados para trás nas redes de suprimento, para serem reutilizados ou reciclados e reincorporados( como no caso das latas de alumínios) ou outras cadeias ( como por exemplo das garrafas pet que após o uso são coletadas e recicladas para varias outras coisas como na produção de fibras têxteis) Um exemplo muito comum disso são as devoluções comerciais de produtos que fluem no sentido reverso (para montante) para passarem por uma operação de limpeza, reparo, remanufatura para novamente serem enviados para jusante, até o consumo.
Sustentabilidade e o Triple Bottom Line (TBL ou 3BL): O TBL representa o tripé da sustentabilidade. Segundo esse conceito, requisitos sociais, ambientais e econômicos das atividades produtivas devem ser geridos de forma integrada. O TBL também pode ser entendido como equilíbrio entre os três Ps , ou seja, três resultados relacionados a: Pessoas( people), Lucro (profit) eo Planeta (planet).
Conceitos básicos de Gestão de logística: A gestão de logística consiste no planejament, execução ,controle e melhoramento dos recaimento dos recursos e processos envolvidos com o que foi definido anteriormente como logística. Ela também visa o gerenciamento eficaz e integrado dos recursos e processos logísticos. Como um exemplo de recursos logísticos temos os armazéns, equipamentos,, a infraestrutura ( Viária , de telecomunicação, de informação), veículos , o combustível utilizado, os recursos humanos, os provedores de serviços entre outros. As operações mais conhecidas da logística são a distribuição, a movimentação, o transporte, a armazenagem e a gestão de estoques e materiais. As métricas As métricas de avaliação são muitos importantes e as de uso mis comuns são:
- Disponibilidade e demanda sobre os recursos logísticos;
- Nível de utilização e eficiência dos recursos logísticos;
- Custos logísticos
- Nível de emissões, efluentes e volumes de resíduos sólidos gerados pelos processos logísticos;
- Níveis de serviço logístico, que buscam captar aspectos do desempenho logístico como disponibilidade de materiais nos pontos de uso , tempo de resposta a solicitação dos clientes, capacidade de customização de serviços, serviços agregados, entre outros
Para uma gestão de logística eficaz são exigidos dos gestores não apenas os conhecimentos técnicos, mas também os conhecimento dos mecanismos legais e normativos relacionados ao setor produtivo em questão e o de uso de sistema de registro e processamento de informações.
Dimensões da logistica: Duas dimensões são importantes na logistica:
- Dimensão horizontal: são considerados empresas do mesmo escalão, por exemplo, são empresas concorrentes ou aquelas que atuam em atividades similares em um mesmo setor produtivo. Um exemplo de integração horizontal podemos considerar empresas como Unilever que frequentemente adquirem organizações concorrentes fazendo um processo de expansão horizontal.
- Dimensão vertical: é relacionada a divisão do trabalho e entre tarefas interdependentes, como por exemplo, a sequencia de fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes compondo uma cadeia produtiva. Um exemplo de integração vertical é a cervejaria como a devassa, por exemplo, que passa a controlar bares e lojas de varejo que venderam sua cerveja em aeroportos e em outros locais.
Globalização: Processos como a globalização aumentaram consideravelmente a complexidade da gestão de cadeia de suprimentos. Como o volume de negócios internacionais foi aumentado pela, diminuição de barreiras protecionistas politicas ou tarifarias, os processos logísticos tiveram que se adequar para atender novos e mais exigentes prazos, para percorrerem maiores distancias, cruzar mais fronteiras, atender diferentes culturas e entre outros.
...