MARKETING NO PLANO DE NEGÓCIOS
Por: 02808769040 • 7/10/2020 • Artigo • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
MARKETING NO PLANO DE NEGÓCIOS
Dayane Cristina Rodrigues dos Santos
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 MARKETING
De Acordo com Fernandes Berto (2005) “Avisão de uma organização trata de responder aonde a organização quer chegar”. Uma vez feito o diagnóstico analisado do negócio e o ambiente, a organização já tem elementos suficientes para traçar sua estratégia.
Estratégia é um termo que vem sendo muito usado no meio empresarial e é uma ferramenta fundamental para que a organização consiga atingir suas metas e objetivos.
Para Kloter (1967), a definição de Marketing é:
Um processo social e gerencial pelo qual individuos ou grupos obtem o que necessitam e desejam atraves da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Basicamente é o processo no qual produtos e/ou serviços são ofertados através de propaganda.
Segundo Kloter, o marketing tem varias funções e trabalhos como eventos que caracteriza momentos como reuniões, etc. E a marca que caracteriza propriedade sobre tal empresa, um modo de identificar dentre tantas outras. “As organizações trabalham sistematicamente para construir uma imagem sólida e positiva na mente de seu público.” (KLOTER, 2000, p.27).
Existem vários tipos de marketing, entre eles esta o merchandising que é: um Mix de Marketing, visa o retorno de um investimento mais rápido. Assim caracteriza o produto
1 Nome dos academicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Tecnólogo em Processos Gerencias (EMD1614) – Seminário interdiciplinar- 28/11/19
justamente ao mercado desejado, expondo ele em “bancada”, assim fazendo propaganda diretamente do produto e não da marca que o carrega.
Segundo Cobra e Las Casas (2000), merchandising é considerado:
Como uma operação tatica em um ponto de vendas […], é um modo de fazer propaganda do produto e não da marca, desta forma o produto ganha mais visibilidade ao seu publico alvo, gerando assim o retorno mais rapido e satisfatório para a organização e tambem acarretando na visibilidade da marca, tendo seu produto caracterizado com um “sucesso” de vendas.
2.2 PLANO DE NEGÓCIOS.
Para uma empresa o plano de negócios é fundamental para detalhar as praticas da concorrencia e assim definir novas metas para um novo negócios visando o que o mercado tem carencia, é utilizado como um guia para os negócios serem bem sucedidos. Para montar um plano de negócios é necessario uma pesquisa de mercado, com os dados coletados pode- se começar o processo de organização.
Para Dolabela (2008, p.244), o plano de negócios é:
Um documento que descreve detalhadamente os passos de um novo negócio, necessita ter expecificado porque o empreendedor decidiu abrir tal negócio, o porque e quais condições o titular e sua equipe tera para manter o empreendimento e oque será feito na organização. É uma ferramenta de uso interno e externo, que ajuda na administração com sócios, parceiros, empregados, fornecedores, clientes, bancos etc.
Segundo Dolabela (2008), existem três motivos indispensaveis para a elaboração de um plano de negócios, que são: Minimizar os riscos: o empreendedor deve verificar se o projeto é viavel em todos os aspectos; instrumento de cominicação: O plano de negócios bem elaborado pode ser facilmente mostrado para outras pessoas, desde que esteja claro para o próprio empreendedor; por fim, exercício de liderança: o empreendedor necessita saber exatamente o que quer em relação ao seu negócio, e com as pessoas envolvidas.
Conforme Becker (2016, p.17), planejar é:
De vital importancia para que as organizações consigam atingir seus objetivos. Com a competitividade e as mudanças que as organizações enfrentam, elas precisam se
adequar, criar estratégias e realizar um planejamento de longo prazo para que possam ter mais lucros e destaque no mercado.
2.3 PLANO DE MARKETING.
Para montangem de um bom plano de marketing é necessario que os empreendedores avaliem bem o seu público alvo. Segundo Timothy Altaffer, um professor de marketing na Insper, um plano de marketing não precisar ser um documento muito extenso, mas é necessario que o empreendedor registre quais açoes deram certo ou não.
Para Boone (2011), planejamento é:
Seguir os objetivos da organização mesmo que sejam de curto prazo (geralmente seis meses), ou de longo prazo (aproximadamente cinco anos), em constante mudanças conforme ocorre a mudança na economia e nas tendências dos consumidores, é de suma importancia que seja acompanhada as tendencias para que a empresa não fique para trás.
O marketing vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações pelo fato de ser como uma “apresentação da empresa”. O marketing é o principal aliado das empresas para atingirem seus objetivos, fidelizar seus clientes
...