MATEMÁTICA FINANCEIRA – DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO – DIREITOS HUMANOS
Por: val0401 • 16/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.342 Palavras (14 Páginas) • 530 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MATEMÁTICA FINANCEIRA – DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO –
DIREITOS HUMANOS
DESAFIO PROFISSIONAL
EMPRESA OLEOSA DA SOJA
MANAUS / AM
2015/4
DESAFIO PROFISSIONAL
EMPRESA OLEOSA DA SOJA
Desafio Profissional, apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de nota parcial nas disciplinas: Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário e Direitos Humanos, sob a orientação do Professor-Tutor Presencial,
MANAUS / AM
2015/4
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. PASSO 01 – Relatório da reunião entre associação de moradores, prefeitura e representantes da empresa Oleosa da soja 5
1.1. Negociação de permanência da empresa 6
2. PASSO 02 – Elaboração do relatório do montante após 2 anos 7
3. PASSO 03 – Retorno financeiro da empresa (TIR) 8
4. PASSO 04 – Cálculo da taxa equivalente 9
5. PASSO 05 – Relatório do investimento final 10
5.1. Relatórios demonstrativos financeiros 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
De uma forma simplificada, podemos dizer que a ferramenta indispensável Matemática Financeira, é o ramo da Matemática Aplicada que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. A Matemática Financeira, busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo (time value money). As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira, são: a taxa de juros, o capital e o tempo. Onde o capital pode ser apresentado sob várias siglas e sinônimos: C (de Capital); P (de Principal); VP (de Valor Presente); PV (de Present Value); C[pic 2] (Capital Inicial). Os juros são a remuneração paga pelo uso do dinheiro. Pode ser tanto o rendimento de uma aplicação quanto o juro a ser pago em um financiamento. Os Juros sempre são expressos em unidades monetárias, e representam o montante financeiro referente a uma aplicação representado pela letra (i). O prazo ou período de capitalização é o tempo pelo qual o capital é aplicado.
Baseando-se nessas informações no estudo a seguir demonstraremos a viabilidade econômica da empresa Oleosa da Soja, objetivando identificar um cenário favorável ou não - na mudança da empresa de São Paulo para Volta Redonda no Rio de Janeiro. A partir desses relatórios e cálculos financeiros a diretoria terá melhor visão para tomada de decisão.
PASSO 01 – Os direitos sociais pressupõem a necessidade da cooperação e apoio mútuo entre todos os indivíduos que formam uma sociedade. Nos dias de hoje, as empresas relatam em seu Balanço Social, inclusive no que se refere ao meio ambiente, vedando a comunidade de toda situação que propicie em mal estar social e participativo. Considerando os fatos ocorridos recentemente com a população vizinha solicitando a saída da empresa do bairro, a Oleosa da Soja, deverá se manifestar sobre a situação, pois além do desconforto a sociedade, está se referindo o direito ao meio ambiente e comprometendo também o seu nome, princípios e estrutura.
RELATÓRIO DE REUNIÃO
- Data: 03/11/2015
- Local: Auditório da Prefeitura de São Paulo
- Horário: 14:00 hs. às 18:00 hs.
- Presentes:
- Representantes da Comunidade
- Daniel Rodrigues (Presidente da Comunidade)
- Izabela Amorim (Vice-presidente da Comunidade)
- Luciana Walraven (Secretária da Comunidade)
- Gislane Zanchi, Raimundo Oliveira, Antônio da Silva, Marlene Santos (Moradores)
- Representantes Prefeitura de São Paulo
- Nádia Campeã (Vice-prefeita de São Paulo)
- Dra Regina Claúdia Ferraz (Advogada)
- Raquel Gonzaga(Secretária)
- Representantes Empresa Oleosa da Soja
- Laura Martins (Gerente geral em São Paulo)
- Dr Ruy Alencar (Advogado)
- Dr. Pedro Alcantara (Químico responsável)
- João Soares (Gerente financeiro)
- Rafaela Garcia (Secretária)
No dia 01/08/2015, a Associação do Bairro de Flores em São Paulo, solicitou da Prefeitura através de abaixo assinado, e o laudo do Ministério da Saúde, o encerramento das atividades da Empresa Oleosa da Soja, devido a danos causados a saúde dos moradores, que os principais são odores e ruídos.
A vice-prefeita apresentou interesse em solucionar os problemas da Empresa, pois cooperava com emprego para 2 mil funcionários na cidade, mais que também tinha grande preocupação com a saúde dos moradores.
O presidente da comunidade interveio lembrando que a prioridade é a saúde da população naquela região que teriam alternativas para empregos.
O químico responsável Dr. Pedro Alcântara, garantiu que a Oleosa da Soja não tem intenção de prejudicar os moradores vizinhos e que uma equipe especializada dos melhores profissionais procurava a solução imediata, para amenizar os odores e ruídos conforme a determinação da prefeitura, que intimou a empresa a deixar o local tendo um prazo de lacramento de 2 anos.
...