MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Por: Maria Andrade • 4/11/2017 • Relatório de pesquisa • 884 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Maria de Jesus Peixoto de Andrade
Trabalho da Disciplina: Gerenciamento de Prazos
Tutor: Prof. Sueli Moreira Marquet
Piracicaba/SP
2017
FICHAMENTO
TÍTULO: Gerenciamento de Prazos
CASO: BAE Automated System (A): Sistema de Manejo de Bagagem do Aeroporto Internacional de Denver.
REFERÊNCIA: APPLEGATE, Linda M.; MONTEALEGRE, Ramiro; NELSON James H.; KNOOP, Carin Isabel. Harvard Business School.
O Aeroporto Internacional de Denver fica localizado a 40 km do centro de Denver no estado do Colorado e até 1970 havia conseguido acomodar um grande número de aeronaves e passageiros. Possuía uma capacidade operacional limitada devido ao layout das pistas.
Devido ao crescimento da economia da região no início dos anos 1980 houve também o crescimento dos setores de petróleo, imobiliário e turismo. Como o aeroporto já estava velho e saturado não conseguiu atender a grande demanda que estava tendo e os atrasos se tornaram constantes.
Devido a sua localização e o tamanho da cidade de Denver o comercio e a população se tornaram atraentes e em um certo momento atraiu e abrigou quatro hubs de companhias aéreas mais que qualquer outro aeroporto dos Estados Unidos.
Para atender essa demanda os gerentes de projeto recomendaram a inclusão de um sistema integrado de manejo de bagagem para melhorias nas entregas de bagagens.
A empresa BAE Automated Systems Inc ganhou o contrato.
Porém pouco tempo depois devido a alguns problemas no aeroporto a empresa BAE teve alguns problemas com a implantação do sistema de bagagens e em 1994 devido à grande pressão internas e externas o prefeito de Denver anunciou que estava contratando uma empresa alemã Logplan para ajudar a avaliar o sistema automatizado de bagagens.
Após análise a Logplan informou que o sistema da BAE é capaz de cumprir o que foi prometido e que operasse de maneira confiável, porém para ser implementado levaria cinco meses aproximadamente.
Mesmo depois das informações divulgadas pela Logplan o prefeito de Denver notificou a BAE da imposição de uma multa de $ 12.000 ao dia por não acabar o sistema de bagagem na data original do término do DIA em 29 de outubro de 1993 e também exigiu que a BAE pagasse $50 bilhões do sistema convencional de bagagens com veículos rebocadores e carrinhos.
A economia não andava bem e fez com que muitos governantes, inclusive o de Denver a ingressar numa política de obras públicas para salvar a região da queda livre da economia.
Foi feito o processo licitatório, e assinaram o contrato com um consorcio formado pela Greiner, Inc. e a Morrison-Knudsen Engineers para a construção do aeroporto "mais eficiente do mundo". A equipe de consultoria priorizou quatro elementos: O local onde seria construído, o plano master, avaliação ambiental e o desenvolvimento de apoio ao projeto.
Os executivos federais assinaram um acordo de $60 milhões em setembro de 1989 para a construção do aeroporto. Neste mesmo ano estava acontecendo uma transição política na cidade de Denver, Wellington Webb assume a prefeitura e com isso a missão de construir o aeroporto.
A equipe da cidade de Denver e a equipe de consultoria compartilhavam a liderança do projeto e coordenavam as fases iniciais. Essa parceria tornou-se uma organização única e inteiramente integrada.
Em abril de 1992, a BAE assinou o contrato de $175.6 milhões para a construção de todo o sistema do aeroporto. Desta vez haveriam várias datas-limite para a definição de todas as partes do sistema. Assim não haveriam mais atrasos, até porque já havia um grande atraso. Os representantes de Denver aceitaram as propostas. Não foi necessária nenhuma "Grande" mudança organizacional para o novo sistema de bagagens.
...